Saúde mental no trabalho: quais os cuidados necessários

Saúde mental no trabalho

Saúde mental no trabalho: quais os cuidados necessários

Na atualidade muito se fala sobre a saúde mental, seus sintomas, suas causas e consequências, visto que no passado essa não era uma questão relevante de saúde, nos quais os indivíduos tratavam de forma violenta ou simplesmente ignorando seus sintomas até a piora completa.

Mas, as gerações atuais procuram tratar como uma de suas prioridades, e realmente deve ser considerada uma prioridade, pois além de gerar outros prejuízos nas relações, trabalho e rotina, pode vir a causar o óbito.

Leia atentamente sobre a saúde mental no trabalho e ao se identificar, procure um profissional da saúde.  

O que é o termo “saúde mental”? 

O termo saúde mental entrou em “ascensão” na atualidade, visto que é um assunto que é tratado com maior naturalidade, relevância e como prioridade,  tanto em discussões em ambientes acadêmicos, escolares, de trabalho, quanto  nas mais variadas mídias.

Sua discussão vem como uma forma de atingir o objetivo de ser também uma pauta natural e necessária nas residências, minimizando o impacto dos transtornos, condições e distúrbios mentais. 

Basicamente, a saúde mental trata-se de todas as questões que envolvem a  saúde psicológica, ou seja, da mente, vida cognitiva ou emocional.  

A saúde mental envolve a qualidade de vida emocional, podendo ser diagnosticada e tratada em qualquer período da vida, classe social, faixa etária,  gênero e geradas pelas mais variadas causas.

Os profissionais que são responsáveis por diagnosticar e posteriormente iniciar o processo de tratamento são:

  • psicólogos;
  • psiquiatras;
  • enfermeiros especializados em psiquiatria;
  • e terapeutas ocupacionais.

Inicialmente, as consultas iniciam com o psicólogo, que pode diagnosticar e em caso de necessidade, encaminhar para o psiquiatra, dependendo de cada caso. Um dos ambientes que mais ocasionam problemas de saúde mental, é o ambiente de trabalho; vamos entender mais sobre.  

O que pode prejudicar a saúde mental no trabalho? 

Quando trata-se de saúde mental no trabalho, é um tema delicado a ser desenvolvido, visto que é o ambiente capaz de gerar o pão de cada dia, que pagam despesas e que é capaz de gerar o dinheiro para financiar sonhos e realizações.

Entretanto, cada caso é um caso, e ainda que seja responsável pelo sustento, pode sim ser um espaço tóxico, de abuso físico, psicológico, tortura psicológica, competitividade, falsidade, entre outros. O que é capaz de acarretar consequências negativas na saúde mental, desde pequenas inseguranças e ansiedades, até traumas e diagnósticos graves.  

A questão que mais prejudica a saúde mental quando trata-se de estar situado em um trabalho tóxico, é a dependência e a necessidade pelo salário, que além de prover o sustento, ainda pode ser o fator que garante as necessidades básicas de famílias e de menores; além de claro, fatores extremos de ameaça dos próprios patrões e colegas.

A percepção de que o ambiente de trabalho é tóxico, pode ser muito complicada devido a essa dependência, e após a percepção, se desvincular do trabalho, mesmo que mudando para outro, é  ainda mais complicado.  

Quais os sintomas que indicam problemas de saúde mental? Qual a relação com o ambiente de trabalho?

Os sintomas que indicam problemas de saúde mental podem variar de caso para caso, mas existem padrões de sintomas e sensações que de acordo com o contexto do indivíduo, podem indicar o início de algum transtorno mental.

Obviamente que cada transtorno mental possui seus sintomas e causas, mas, o  diagnóstico será feito pelo psicólogo ou psiquiatra, então em qualquer indicação  de sintomas, é importante procurar por ajuda médica.

São sintomas iniciais que com o tempo, podem agravar o caso e partir para sintomas cada vez mais físicos e nítidos; começando desde a tristeza, preocupação excessiva, ansiedade, até  os casos mais graves, crises de pânico e a tentativa de suicídio. 

Iniciam com a variação de sintomas físicos e emocionais, podendo começar por:

  • medo, ansiedade (pânico ao pensar em determinadas situações do presente e do futuro);
  • tristeza excessiva, sensação de estar tenso em determinados espaços ou com determinadas pessoas;
  • problemas no sono  (podendo ser a insônia, dificuldade para dormir, ou mesmo o sono excessivo);
  • alterações de humor, afastamento de pessoas ou necessidade de estar sozinho;
  • e em alguns casos de sintomas físicos: falta de ar por ansiedade, diarreia, dor  de cabeça, entre outros.

Quando trata-se da saúde mental no trabalho são basicamente esses sintomas, relacionados diretamente com o trabalho/ambiente ou com colegas. 

Quais os diagnósticos de saúde mental mais frequentes? 

Em uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), foi relatado que cerca de 23 milhões de pessoas possuem diagnóstico de  transtornos mentais no Brasil (número que aumenta gradativamente), sendo os  principais diagnósticos:

  • depressão;
  • transtorno de ansiedade;
  • síndrome do pânico (associada a ansiedade);
  • bipolaridade;
  • esquizofrenia;
  • transtorno obsessivo compulsivo, entre outras.

São transtornos que podem agravar para outras condições, ou mesmo estarem em conjunto, dependendo de cada caso.  

Em caso de sintomas, procure um profissional da saúde e inicie o tratamento necessário 

Todos sabemos a importância e de fato dependência do trabalho para garantir todas as necessidades básicas de uma casa e família; mas, um indivíduo que não garante a estabilidade de sua saúde, não será um indivíduo que terá  condições de trabalhar.

Os cuidados necessários começam em atentar-se aos acontecimentos no ambiente de trabalho e sintomas posteriores:

  • sentimento de ansiedade;
  • pânico ao trabalhar;
  • medo de situações no trabalho;
  • tristeza  excessiva durante o trabalho;
  • relacionamentos tóxicos no trabalho, entre outros.  

Com a percepção de sentimentos e sensações negativos relacionados diretamente com o trabalho, deve-se iniciar o tratamento com um profissional de  saúde mental, e com isso, iniciar o processo de troca de trabalho ou até mesmo  de carreira.

É importante lembrar que nenhum indivíduo é substituível em sua vida, em sua família e amigos, mas que o trabalho pode ser substituível e uma  mudança pode vir para melhorar e estabilizar a saúde.  

Além disso, combinar a rotina de trabalho com atividades físicas, alimentação saudável, ter relações de amizade e ter um tempo de lazer, são práticas capazes de tornar até as obrigações mais leves e satisfatórias.

Nenhum trabalho é de fato 100% mil maravilhas e claro que situações negativas podem surgir, mas é importante se concentrar e tentar ao máximo separar o trabalho da  vida pessoal.

Caso não seja possível, é importante ter um espaço para desabafar, seja com familiares, amigos ou mesmo com um terapeuta. Transtornos mentais possuem tratamentos e alguns casos, até a cura. Trabalhe e viva bem!

No Comments

Post A Comment