Quando é o momento ideal para marcar uma consulta no oftalmologista?

consulta no oftalmologista

Quando é o momento ideal para marcar uma consulta no oftalmologista?

O básico da saúde é garantir o cuidado do que envolve todo o sistema visual, ou seja, as partes do corpo que compõem e são responsáveis pela visão e interpretação das imagens que chegam para o cérebro.

A visão funciona a partir do processo de dados recebidos pelo encéfalo (região do sistema nervoso) através do intermédio dos receptores sensoriais, principalmente pela luz.

É um grande trabalho em grupo para que tudo alcance uma imagem nítida, recebida pelo cérebro e com isso, garantindo a performance correta para qualidade de vida. Entretanto, você sabe entender quando está com dificuldades para enxergar, interpretar e realizar tarefas básicas da rotina?

O que envolve o sistema visual?

Diferente do que muitos pensam, o sistema visual não inclui apenas os olhos, mas todas as partes que são responsáveis por reagir a luz e trazer a primeira imagem (receptores sensoriais) os nervos ópticos, o cérebro que processa sinais neuronais e com isso, “exporta” a imagem diante do que os olhos veem.

Ou seja, é importante entender que apesar desse processo todo de visão durar segundos, é necessário que todas as partes estejam em completa performance correta e alinhados de acordo.

Existem muitas condições que vão além da miopia, preste atenção nos detalhes da sua rotina

O que é muito comum de entender e principalmente ocasionam a demora pela procura de atendimento oftalmológico, é acreditar que a única condição dos olhos prejudicada que ocasionar é a miopia, ou seja, o fato de sentir dificuldade de enxergar em longas distâncias ou mesmo de perto.

Algumas das principais doenças possuem sintomas diferentes e envolvem questões que vão além do que pode ser “visto a olho nu”. Por exemplo, a ceratocone é uma doença inflamatória que afeta o formato, espessura e condição de tamanho da córnea, apenas diagnosticada com um exame de tomografia da córnea.

Com isso, é muito importante que detalhes que fazem parte da sua rotina sejam recebidos com atenção; sintomas diferenciados, dor, incômodo, secreções, desfocar de imagem, “vista cansada”, visão duplicada, e outros sintomas que não são normais, que fogem do que está presente no seu dia a dia.

Muitas vezes pequenos sintomas já indicam o início de doenças ou condições, que no caso é o momento ideal para iniciar tratamentos, estabilizando casos ou até mesmo possibilitando a cura. Não deixe chegar ao extremo.

A maioria das doenças caracterizadas como oftalmológicas são hereditárias, então fique atento ao se cuidar

Um fato interessante de ser levado em consideração para impulsionar que você esteja atento aos detalhes e se consulte regularmente com um oftalmologista é de que existem doenças oculares que são muitas vezes silenciosas e hereditárias, ou seja, são adquiridas geneticamente, por um parentesco de laço sanguíneo.

Com isso, a principal forma de prevenção é a realização de consultas e exames regularmente, evitando não somente o agravamento, mas como uma forma de tratamento para qualidade de vida.

Se você possui conhecimento de algum familiar, principalmente de grau de parentesco muito próximos (pais, avós, irmãos, tios) que possui o diagnóstico de alguma doença ocular, já é o primeiro passo para prestar atenção nos sintomas, entender sua rotina e o que pode estar diferenciando do que você é acostumado.

E claro, como foi citado, sempre realizar exames semestralmente, como forma de prevenção e cuidado. Algumas das doenças que são hereditárias são: daltonismo, miopia, catarata, glaucoma, entre outras.

Qual o momento ideal para marcar uma consulta no oftalmologista? Entre em contato com o seu plano de saúde para marcar uma consulta

Teoricamente, não existe momento ideal para a realização de consultas, independente do profissional. Não deixar para momentos de agravamentos é o ideal, ou seja, realização regular de exames, consultas de rotina e sempre seguir os intervalos de consultas de acordo com a orientação médica.

Entretanto, profissionais da saúde afirmam que após a constatação de sintomas atípicos, dores, incômodos, dificuldade de realizar tarefas básicas ou sensibilidade, procure imediatamente um profissional especialista, para então realizar exames e constatar uma avaliação.

No Comments

Post A Comment