Psicólogo e psiquiatra: qual procurar e em quais situações?

Psicólogo e psiquiatra

Psicólogo e psiquiatra: qual procurar e em quais situações?

Há cerca de 10 anos atrás adiante, as questões de saúde mental tornaram-se discussões presentes na maioria dos ambientes que circulamos, pois além do fato do crescente número de diagnósticos e procura por tratamentos, o assunto está cada vez mais deixando de ser um tabu para então ocupar um espaço de saúde pública, bem-estar e qualidade de vida.

Por se tratar de doenças em muitos casos “silenciosas”, o único método de começar o tratamento é expondo seus sentimentos, sintomas e necessidade de ajuda. Mas, qual profissional procurar? Em quais situações?  

O impacto da saúde mental no corpo físico e psicológico 

Ainda com o assunto em pauta, muitos indivíduos menosprezam a importância e principalmente os impactos que o descaso com a saúde mental pode causar, em alguns casos, ignorando totalmente o fato de serem diagnósticos médicos caracterizados como patologias que podem atingir casos graves, levando até a morte.

O fato de menosprezar o impacto é prejudicial não somente para o paciente que sofre de determinada condição, mas também para o próprio indivíduo que perde a oportunidade de ser receptivo e compreensivo.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país com mais diagnósticos de patologias psicológicas na América Latina, e o segundo maior no continente americano; são aproximadamente 12 milhões de  diagnósticos de depressão.

Apesar de muitos desconsiderar seus impactos, são doenças que afetam o emocional e o corpo físico, e estima-se que sem tratamento, a depressão pode acarretar outras patologias graves como: câncer, Alzheimer, úlcera gástrica, diabetes, problemas cardíacos, derrame cerebral, entre outros, além de implicar no emocional do paciente.  

Qual a importância de procurar um profissional especializado em saúde mental? 

Como toda doença diagnosticada, as doenças psicológicas necessitam  também de tratamento, acompanhamento e em alguns casos, medicação. O fato de ignorar a importância do tratamento pode impactar da mesma forma quando o tratamento de doenças do corpo físico é ignorado, podendo levar ao agravamento da doença e até mesmo a morte.

Além do fato de que, inicialmente, muitos casos não são considerados doenças, apenas necessitam de uma ajuda profissional e acompanhamento (do psicólogo), mas que se ignorado, pode agravar e tornar-se uma ansiedade, depressão e demais condições. 

Qual a função de um psicólogo? Quando devo procurar pelo profissional? 

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo é responsável por estudar e analisar processos de relações interpessoais, possibilitando a  compreensão e auxílio no comportamento humano individual e em grupo, aplicando conhecimento teórico e técnico dos estudos da psicologia, intervindo  assim em determinadas ações dos pacientes, visando a melhoria.

Basicamente, através de todo o conhecimento do psicólogo, o mesmo será capaz de auxiliar na resolução de questões pessoais, sendo interpessoais ou do círculo social do indivíduo, através de ações e práticas indicadas, sem medicação. 

Não existe um momento ideal, uma regra para a procura por um psicólogo; por se tratar de um profissional que não irá intervir com medicações, o momento ideal para realizar uma consulta vai depender unicamente do paciente, de quando o mesmo achar necessário e estiver preparado.

Seja em um período de muita insegurança, ansiedade, medo em determinadas situações/pensamentos, falta de foco, ou até mesmo após o diagnóstico de doenças psicológicas para fazer acompanhamento do tratamento, juntamente com o psiquiatra. 

Qual a função de um psiquiatra? Quando devo procurar pelo profissional? 

Por sua vez, o psiquiatra é uma área da medicina. Para a formação do psiquiatra é necessário primeiro a formação em medicina, para posteriormente  a especialização na área. O psiquiatra trabalha no diagnóstico de doenças como:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • esquizofrenia;
  • compulsão alimentar;
  • síndrome do pânico, entre outras condições psicológicas.

Sendo o único profissional que pode diagnosticar tais patologias e que pode fornecer tratamentos a base de  medicações. A procura pelo psiquiatra se assemelha ao do psicólogo, podendo até ser encaminhamento do próprio. 

Em quais situações é perceptível a necessidade de procurar um profissional da saúde mental? Não ignore os sinais! 

A procura por ambos profissionais vai depender de cada caso, a iniciativa pode partir das mesmas causas e sintomas, mas serão os profissionais que irão  determinar a necessidade de cada paciente, se o mesmo possui condições de  dar continuidade ao tratamento com o psicólogo, ou se o mesmo necessita de um diagnóstico e tratamento mais aprofundado em alguma patologia, através das consultas com o psiquiatra.

Por isso é importante se atentar aos sinais, não hesitar em procurar ajuda. Qualquer sinal de psicológico afetado (insegurança, medo, ansiedade, pânico, tristeza excessiva, estresse pós traumático, entre outros), procure por um profissional e cuide-se!

No Comments

Post A Comment