18 out Primeira vez no Ginecologista: tudo que você precisa saber!
A normalização da primeira vez ao ginecologista é um passo que muitas mulheres e principalmente profissionais da medicina estão tentando trazer em discussão e em questões de extrema importância para a preservação e prevenção da saúde íntima de meninas e mulheres.
Entretanto, as inseguranças, tabus, preconceitos e até mesmo falta de informações são capazes de impedir que as consultas sejam realizadas, evitando que situações de doenças, infecções e síndromes não recebam o tratamento correto; além do fato das informações que são essenciais para higiene, cuidados e prevenção de doenças sejam orientadas.
A importância da primeira consulta no Ginecologista
A primeira consulta no Ginecologista é o primeiro passo para entender melhor o funcionamento do corpo no período menstrual, fértil e menopausa e sobre os principais métodos de prevenção de gestação, infecções sexualmente transmissíveis e doenças que se desenvolvem de acordo com cada tipo de corpo.
Com isso, é muito importante realizar essa consulta na primeira vez para entender todas as informações e percorrer as principais dúvidas que surgem de acordo com cada vivência. O papel da primeira consulta deve ser o principal para esclarecer todas as informações que muitas famílias, experiências, inseguranças ou situações não são capazes de fornecer.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) “Acesso à informação em saúde e cuidado integral”, explica e orienta que todos os indivíduos possuem direito ao acesso à saúde e suas informações para prevenção, cuidados, orientações e atenção correta de profissionais da saúde pública, em sigilo, se necessário.
Por ter o direito de ser devidamente informado e orientado, as chances de prevenção, cura e de tratamentos mais eficientes de doenças são maiores, pois a orientação sobre sintomas e mudanças do corpo são essenciais para o diagnóstico precoce.
Quando deve ser a primeira consulta no Ginecologista?
Uma das maiores dúvidas é de quando é o período ideal e indicado para a realização da primeira consulta no Ginecologista. Primeiramente, vamos entender qual a função e o papel do médico ginecologista; esse profissional é responsável por estudar, cuidar e tratar de todas as questões que envolvem a saúde do sistema reprodutor feminino, incluindo as mamas e diagnósticos que envolvem a saúde das mulheres.
O médico ginecologista tem o objetivo de orientar sobre os principais cuidados com o corpo, sobre as transformações, responder dúvidas sobre sintomas, orientar medicamentos necessários e realizar o tratamento de condições e patologias. Com isso, não existe uma regra fixa de idade para a procura para a primeira consulta ao ginecologista.
Muitos afirmam que é após o primeiro sinal de menstruação, outros que deve ser quando se inicia a vida sexual, mas a orientação de profissionais é de que a primeira consulta seja realizada acompanhando o desenvolvimento do corpo da fase infantil para a adolescência/juvenil.
Assim, o profissional ginecologista pode orientar não somente sobre a primeira menstruação e funcionamento do ciclo menstrual, mas sobre todas as mudanças e reações do corpo feminino.
A consulta com o Ginecologista deve ser realizada após algum sintoma específico?
Na teoria, não. A primeira consulta (e as demais) devem ser realizadas como uma forma de orientar e informar a paciente sobre qualquer dúvida que a mesma venha a ter; acima de tudo ser um momento de segurança, confiança e liberdade para entender o funcionamento do corpo, prezando sempre a saúde física e psicológica da paciente.
Com isso, é importante focar na informação que o ginecologista é um profissional da saúde como qualquer outro e por isso deve ser incluído como consultas e exames de rotina; mesmo sem sintomas aparentes, incômodos ou um motivo específico, as consultas e exames devem ser realizados pelo menos 2 a 3 ao ano.
Como me preparar para a consulta no Ginecologista?
Como foi citado anteriormente, o ginecologista é um médico profissional como qualquer outro, então é importante estar ciente de que a consulta é normal e necessária. Posteriormente, foque em realizar a consulta (principalmente a primeira) com um profissional de confiança ou que se sinta mais à vontade.
Para a consulta, o ideal é não estar menstruada (em caso de exames e coletas), realizar a higiene normalmente, evitar o uso de cosméticos na região vaginal e evitar relações sexuais nas últimas 24 horas antes da consulta. Explique corretamente sobre seu ciclo menstrual, suas experiências e sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas e orientações.
No Comments