Plano de saúde cobre dentista?

Plano de saúde cobre dentista?

Seja por uma questão estética de autoestima, de se sentir confortável em seu próprio sorriso ao conversar e sorrir, mas principalmente por ter uma melhor qualidade de vida, saúde e higiene, a preocupação em investir em um profissional dentista qualificado e adquirir um plano de saúde odontológico é uma das prioridades de muitas pessoas.

Levando também em consideração que garantir uma estabilidade na saúde evita gastos inesperados, visto que um processo que não for devidamente cuidado pode gerar um prejuízo ainda maior pros dentes e também financeiramente. A questão é, o plano de saúde é obrigado a cobrir dentista e demais tratamentos odontológicos?

Plano de saúde cobre dentista? Quais tratamentos podem estar inclusos no seu plano?

Mas de fato, o plano de saúde cobre consultas e tratamentos odontológicos, ou seja, dentista? É muito importante entender tudo que estará incluso no seu plano, quais as cláusulas do seu contrato, quem estará incluso (e em quais situações), profissionais particulares que poderão estar incluídos no plano, período de carência para cada atendimento e assim por diante.

Uma vez assinado é oficializado, o contrato irá seguir o período estabelecido então é bom estar ciente e atento. Em relação a consultas, atendimentos e tratamentos odontológicos, o plano de saúde não é obrigado por lei (Agência Nacional da Saúde) a cobrir odontologia, pode ser apenas um adicional nos planos disponibilizados ou até um plano específico para os serviços odontológicos.

Mas entenda, tudo depende da disponibilidade da empresa e de como funcionam suas cláusulas. Caso tenha interesse na contratação de planos odontológico, pesquise empresas na sua região e certifique-se de todas as informações, valores e serviços inclusos.

A saúde bucal vai além da estética, trata-se de qualidade de vida e higiene

É muito comum que a estética e focar em todo tratamento para garantir a beleza e padrão nos dentes seja o principal fator que influencia a procura de profissionais da área odontológica ou até mesmo por métodos externos que foquem em garantir os “sorriso dos sonhos”, entretanto essa é uma questão muito discutida entre os profissionais da área; “O que de fato as pessoas são capazes de investir e fazer para atingir o padrão no sorriso?”.

Em muitos casos, até métodos irregulares e que podem prejudicar a saúde são realizados, “cobrindo” os dentes com as famosas lentes de contato, prejudicando a esmaltação, entre outros casos.

Por isso os profissionais sempre ressaltam que investir em beleza e estética não impede que a saúde seja uma prioridade e uma garantia também desses profissionais; é necessário ter a saúde como uma base fortalecida dos dentes para que então a estética seja a parte final, garantindo não somente dentes bonitos e apresentáveis, mas uma saúde bucal em dia, higiene, prevenção de doenças e infecções e evitando a proliferação de bactérias.

Nesse momento, o dentista torna-se também um profissional de consultas mensais ou semestrais, investindo nos cuidados básicos que, em um curto prazo, os resultados de beleza e um sorriso bonito virão acompanhados.

O tratamento a longo prazo pode ficar caro, se programar financeiramente

São duas questões que envolvem a questão de “prolongar” ou realmente evitar a realização de consultas regulares ao dentista; afinal, é muito comum que muitas pessoas tenham insegurança, aflição e até mesmo medo em enfrentar consultas ao dentista mesmo que “sem necessidade aparente”, que neste caso são as consultas regulares para fazer limpeza e avaliação.

Primeiro, muitas infecções são silenciosas, vão surgindo sem que a pessoa tenha sintomas notáveis em curto prazo, se desenvolvendo e causando dores fortes e mal cheiro “de um dia para o outro”, com isso, além de prejudicar o tratamento, ainda pode causar desconforto e dor ao paciente.

Outra questão que “pesa” muito em relação a tratamentos odontológicos são os seus valores, desde o investimento em produtos e medicamentos, até ao próprio profissional. Evitar de realizar consultas regularmente pode agravar um problema que até então seria simples de resolver, talvez até mais rápido; o fato de prolongar o atendimento pode também prolongar o tratamento, tornando o problema ainda maior e ainda mais caro.

Até por isso muitas pessoas optam por investir em planos de saúde com tratamento odontológico, para que essas consultas possam ser realizadas de forma mais acessível, profissionais e clínicas confiáveis e a economia financeira.

No Comments

Post A Comment