Plano de saúde cobre atendimento e tratamento de transtornos psicológicos?

tratamento de transtornos psicológicos

Plano de saúde cobre atendimento e tratamento de transtornos psicológicos?

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em 2021, atualmente no Brasil existem mais de 50 milhões de pessoas que possuem o diagnóstico ou a condição de alguma patologia mental, sendo as principais: depressão, transtorno de ansiedade generalizada, déficit de atenção, bipolaridade, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade e hiperatividade, entre outras doenças.

Por muitos anos essas doenças foram silenciadas e negligenciadas, prejudicando o tratamento e a qualidade de vida de quem as possuía/possui; mas aos poucos essa pauta vem tornando-se uma discussão de prioridade em ambientes como: escolas, universidade, trabalho, cultura, etc.

Plano de saúde cobre atendimento e tratamento de transtornos psicológicos?

Sim! Segundo uma imposição da Agência Nacional da Saúde (ANS), a obrigatoriedade de planos de saúde cobrirem atendimentos e tratamentos psicológicos (consultas com psicólogos ou psiquiatras) deve estar inclusa em planos de serviços básicos, ou seja, sem que seja necessário a contratação de um plano coletivo ou completo, ou mesmo de serviços adicionais.

Por se tratar da sua importância e impacto também no corpo físico, a saúde mental tornou-se um tipo de atendimento básico para qualquer plano. Consulte seu plano de saúde, entenda quais profissionais estão disponíveis e comece seu atendimento!

O que pode caracterizar a necessidade de procurar ajuda médica psicológica?

Tecnicamente o que pode caracterizar a necessidade de procura por ajuda médica psicológica, é a contagem de determinados sintomas em um longo prazo (ou seja, sintomas que são constantes por dias ou semanas), sendo os principais:

  • tristeza em excesso;
  • medo de situações específicas;
  • indisposição de realizar tarefas básicas da rotina;
  • insônia, variação de humor sem explicação;
  • perda de interesse em lazer;
  • falta de concentração;
  • excesso de sono ou cansaço sem uma causa aparente;
  • ou em casos comuns após uma situação específica que causa estresse pós-traumático.

Em contrapartida, o principal fator da procura por ajuda médica pode ser  quando sentir necessidade, ou mesmo quando amigos ou familiares sentirem que pode ser uma boa oportunidade para melhorar sua saúde mental e qualidade de vida. Procurar tratamento em situações consideradas “pequenas” ou “simples” pode ser o fator que irá impedir o desenvolvimento ou a piora dessas condições psicológicas.

Se você sente medo, preocupação, tristeza ou cansaço sem motivo, não entende suas emoções e sente que precisa de ajuda profissional, procure um psicólogo da sua confiança, se possível, disponível no seu plano de saúde.

Não hesite em procurar ajuda profissional e cuidar da sua saúde mental

A saúde mental por muito tempo foi silenciada ou mesmo tratada como temas de chacota, anormalidade e exclusão da sociedade; com episódios de medicação excessiva, tratamento irregular e em alguns casos até violência física e psicológica.

Mas, com o aumento gradativo dos diagnósticos e dos estudos sobre a gravidade que essas condições podem causar a curto prazo na saúde, as discussões trouxeram não somente a importância de entender de onde surgem, como se desenvolvem e tratamentos eficazes, mas também a normalizar como um tratamento possível e resultados saudáveis.

Entenda que possuir qualquer condição psicológica não é o fim do mundo, existem tratamentos para a cura ou qualidade de vida! Procure apoio!

Uma das principais razões no qual a discussão sobre a importância de dar a devida atenção à saúde mental veio à tona foi transformar o tabu em uma coisa natural, em condições que podem atingir qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, classe social, gênero e idade, e que podem causar danos irreversíveis em um curto prazo.

Além do fato de que muitas pessoas vivem bem e possuem qualidade de vida, reduzindo sintomas e podendo atingir a cura de muitas dessas doenças; isso claro, tendo um atendimento de qualidade, tratamento correto, atenção e apoio da família e amigos. Se você sente a necessidade, procure apoio e atendimento de profissionais qualificados!

No Comments

Post A Comment