O que fazer quando for diagnosticado com Diabetes? 5 dicas importantes

O que fazer quando for diagnosticado com Diabetes? 5 dicas importantes

O momento que a “ficha cai” sobre o diagnóstico de alguma patologia ou condição é o que pode causar maior insegurança, pânico e ansiedade sobre como será a vida com determinada condição; quais serão as mudanças necessárias, medicamentos inseridos, e cuidados da rotina que farão toda a diferença para uma qualidade de vida.

Um dos principais passos é investir em um profissional, clínica ou empresa de plano de saúde para fazer um acompanhamento, entender suas necessidades e orientar métodos de ter uma qualidade de vida, que é o principal.

Como ter o diagnóstico correto de determinada doença?

O diagnóstico correto de determinada doença ou condição pode se iniciar de duas formas diferentes: através de uma consulta médica de análise e encaminhamento da solicitação de exames específicos, de acordo sempre com determinados sintomas e sinais que o corpo emite, fazendo com que o paciente procure a consulta com um profissional de confiança e posteriormente o mesmo solicite os exames necessários.

Com isso, o médico dará continuidade em toda avaliação de acordo com os resultados obtidos. A outra forma é quando o corpo não emite sinais e sintomas, mas o diagnóstico pode surgir em um simples exame de rotina. Os exames de rotina são avaliações que são recomendadas pelos médicos a serem realizadas 1 vez ao ano, a cada 6 meses ou a cada 3 meses, dependendo muito de cada caso.

Com isso, uma variação pode surgir e posteriormente, podem ser solicitados novos exames específicos; tudo irá depender de cada caso. A diabetes é uma condição que pode se encaixar nos dois tipos: em alguns casos possui sintomas, em outros, é silenciosa. Por isso é muito importante estar atento e fazer regularmente os exames de rotina.

Qual é a condição Diabetes?

Denominada cientificamente como Diabetes Mellitus (DM), é uma síndrome metabólica decorrente de uma falha no organismo em relação à produção de insulina. O corpo neste caso sofre em decorrência da falta ou incapacidade do mesmo de produzir insulina (de forma natural), ou mesmo a incapacidade da insulina de realizar corretamente sua função.

A produção da insulina se dá no órgão pâncreas, responsável pela glicose no organismo; a sua falha na produção pode causar ao corpo déficit da glicose necessária e consequentemente, a diabetes. De uma forma simplificada, envolve a taxa de açúcar elevada no sangue.

Como é feito o diagnóstico da Diabetes?

O diagnóstico da Diabetes é feito através de um exame de análise das taxas de glicose no sangue, sendo necessário a solicitação do exame que verifica a hiperglicemia. Os principais são: Glicemia plasmática de jejum, teste de intolerância oral à glicose (TOTG) e a hemoglobina glicada (A1c). Ou simplesmente, a variação da glicose que pode surgir em exames de sangue de rotina (quando não possuem sintomas).

Uma forma de entender como funciona o diagnóstico e principalmente a sua necessidade, é prestar atenção aos sintomas e sinais que podem surgir no corpo; que quando “sozinhos” podem não chamar atenção, mas quando surgem em conjunto pode ser um sinal do corpo para analisar se é o caso de um diagnóstico de diabetes. Os principais sintomas e sinais são:

  • Sede frequente;
  • Fome frequente;
  • Vontade de urinar várias vezes (fora do normal do corpo);
  • Fraqueza e cansaço;
  • Mudanças constantes de humor;
  • Perda de peso;
  • Náuseas;
  • Visão turva ou falha.

5 dicas importantes para aplicar quando receber o diagnóstico de Diabetes

Lembrando que são dicas que os profissionais da saúde compartilham a fim de fornecer uma melhor qualidade de vida. Em qualquer situação de dúvida, consulte sempre seu médico de confiança.

  1. Comece focando em um nutricionista e o médico que cuida de seu caso para aplicar uma dieta e alimentação correta para suas necessidades enquanto diabético;
  2. Siga os horários de alimentação corretamente de acordo com o que foi estabelecido pelo seu médico. Passar muito tempo sem comer pode prejudicar sua glicose e causar situações desagradáveis;
  3. Evite o consumo excessivo principalmente de bebidas alcoólicas;
  4. Faça sempre o acompanhamento e anote os valores da sua glicemia, tanto para ter um controle das suas necessidades a cada período e entre as refeições, tanto quanto para os médicos entenderem como medicar corretamente e garantir qualidade de vida;
  5. Não foque suas energias em pesquisar e ouvir comentários sobre os malefícios e riscos da doença, isso pode prejudicar o seu tratamento e causar inquietação em relação ao seu psicológico. Entenda que é possível ter qualidade de vida também com a diabetes.
No Comments

Post A Comment