Malefícios da tecnologia para a saúde física e mental: 5 cuidados essenciais

Malefícios da tecnologia para a saúde física e mental

Malefícios da tecnologia para a saúde física e mental: 5 cuidados essenciais

Desde os primórdios da história do mundo, mecanismos vão sendo desenvolvidos com o objetivo de facilitar, ajudar e otimizar inúmeras tarefas da vida cotidiana, desde responsabilidades e necessidades, até pequenos detalhes.

A tecnologia e consequentemente aparelhos tecnológicos são desenvolvidos e evoluindo a cada nova atualização, invenção e modificação, sempre com benefícios de fornecer mais praticidade, comodidade, otimização de tempo e até mesmo para lazer, hobbie e lifestyle.

Porém, até que ponto a tecnologia pode ser considerada uma aliada da saúde física e psicológica a longo prazo? Entenda a melhor forma de equilibrar o indispensável da tecnologia com o seu bem-estar.

Os benefícios da tecnologia na otimização de tarefas

A evolução da tecnologia se deu principalmente no desenvolvimento de máquinas e aparelhos com o objetivo de facilitar, economizar tempo e dinheiro e obter vantagens em execuções de ações; mas com isso, algumas situações simplesmente “migraram” para a tecnologia, transformando totalmente a vida e principalmente o tempo dedicado às pessoas, tanto para tarefas tradicionais, tanto quanto o uso dessas tecnologias.

De uma forma estratégica, a otimização trata-se de ser uma forma de fornecer condições favoráveis, ou seja, benéficas para o desenvolvimento de algo, de alguma tarefa. A otimização então é uma das primeiras motivações para que a tecnologia tomasse a valorização e proporção de necessidade como na atualidade.

Tornando o trabalho remoto, os estudos com uma maior acessibilidade e possibilidades, transações e ações bancárias e de compras com apenas um clique, a comunicação a nível global, lazer e diversão em qualquer localização e com infinitas possibilidades e principalmente, a possibilidade de produzir mais, em menos tempo.

A tecnologia trouxe novas possibilidades de trabalho, estudos, desenvolvimento humano e lazer, mas tenha equilíbrio

Como foi citado anteriormente, o desenvolvimento e evolução da tecnologia giraram em torno da otimização e das novas possibilidades que a mesma trouxe e traz diariamente, desde a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, economia de tempo, mão de obra e financeiramente, até o fato de que o trabalho, estudos e desenvolvimento pessoal serem fornecidos também de forma remota e mais acessível, visto que atualmente apenas com um smartphone é possível trabalhar e ter uma renda, sem ao menos se locomover, como foi possível vivenciar em muitas profissões e carreiras durante a pandemia mundial de Coronavírus em 2020 e 2021.

Todavia, é importante ter noção que o excesso pode ser prejudicial. O mundo da tecnologia ultrapassou as fronteiras, ao ponto de em 2023 desenvolver uma tecnologia capaz de modificar e criar novas possibilidades de imagens e áudios com perfeição, adaptando-se e criando novos conteúdos, a denominada Inteligência Artificial.

Chegando à conclusão que a otimização e o desenvolvimento são benéficos, mas a segurança, proteção e cuidados com a saúde física e mental são pontos que se não forem tomadas as devidas providências, podem ser diretamente atingidos.

O uso excessivo pode prejudicar o desenvolvimento social, convívio e relações pessoais, visto que a mesma fornece lazer, estudos, desenvolvimento pessoal, trabalho, necessidades básicas de acesso ao financeiro, compras e experiências de forma anteriormente externas, mas que tornaram-se “desnecessárias”; apesar dos inúmeros benefícios, é notável que em excesso, essas práticas podem ocasionar prejuízo nas relações pessoais, sedentarismo, transtornos, demais condições.

Sendo esse apenas um dos exemplos, para crianças e adolescentes a tecnologia desencadeada em uso excessivo pode atrapalhar oportunidades de aprendizado, desenvolvimento físico e psicológico, socialização, lazer e a insegurança com a proteção e privacidade, visto que segundo um estudo realizado pela TIC Kids Online Brasil em 2018, 69% das crianças e adolescentes até 17 anos têm acesso a internet e tecnologias mais de uma vez ao dia, sendo 10% desse número crianças com menos de 6 anos.

5 cuidados com a tecnologia para a saúde física e mental

Apesar da inserção ao mundo da tecnologia ser inevitável na atualidade e considerado uma necessidade de até mesmo uma seletividade, é importante estar atento até onde é saudável e seguro para a saúde do corpo, desenvolvimento pessoal e social, e para o psicológico. Aplique essas 5 dicas para equilibrar os benefícios da tecnologia com a proteção contra os seus possíveis malefícios.

1. Defina um tempo para o uso

Comece organizando seu tempo de acordo com sua rotina e prioridades. Se você trabalha com a tecnologia, foque em trabalhar um número padrão de horas, com tempo para almoço, descanso e organização pessoal em outras tarefas. O mesmo serve para lazer e demais tarefas, define o lazer na tecnologia, mas aproveite outras formas de diversão e socialização, evitando o vício e descontrole.

2. Proteja suas informações e privacidade

Um dos principais malefícios da tecnologia, principalmente para crianças e adolescentes, é a privacidade que pode ser violada. Então certifique-se de evitar a exposição de imagens de menores de idade, corpo e informações pessoais nas redes sociais e sites duvidosos.

3. Dedique um tempo de lazer e aprendizado fora das telas

É notável que é muito divertido passar um tempo nas redes sociais, jogando, assistindo filmes e séries nos streamings e em conteúdos de redes sociais como Youtube e Tik Tok. Mas a longo prazo pode ser prejudicial ao desenvolvimento pessoal e social, além do sedentarismo. Foque em dedicar parte do seu dia ou semana em atividades ao ar livre ou esportes e atividades físicas, além da leitura de um livro, realização de hobbies artísticos, desenvolvimento humano, entre outros.

4. Sua saúde mental precisa ser protegida

Se você está em tratamento ou deseja proteger seu psicológico, evite o consumo excessivo de tecnologias, principalmente redes sociais. Além de prejudicar o desenvolvimento do psicológico e cuidados com a sua saúde (é necessário ter hobbies, esforçar a mente, praticar atividades físicas, focar na evolução pessoal e psicológica), as redes sociais podem desencadear gatilhos e prejudicar o trabalho em conjunto. Com isso, siga-as orientações do seu terapeuta e médico de confiança e equilibre seu tempo com a tecnologia.

5. Separe o tempo de descanso e alimentação longe da tecnologia

A medicina afirma que o corpo não possui o devido descanso da produção em massa de tarefas e responsabilidade e a ingestão correta de alimentos (e até mesmo degustação), quando combinados com a tecnologia, atrapalhando o sono e impondo uma ingestão ainda maior de alimentos. Então dedique seu tempo de descanso e alimentação, com o objetivo de saborear os alimentos, e desligar a mente no momento do descanso. 

No Comments

Post A Comment