Cuidados com o seu recém-nascido: 5 dicas indispensáveis para o primeiro mês de vida do bebê

Cuidados com o seu recém-nascido: 5 dicas indispensáveis para o primeiro mês de vida do bebê

A maioria das pessoas, desde criança e com maior intensidade quando tornam-se adultos, sonham em construir a própria família, ver seu futuro estampado em seus filhos, criar com amor e carinho novos seres humanos com suas características e formação de caráter.

Entretanto, toda a magia da maternidade e paternidade pode não esconder toda insegurança, hesitação e principalmente a necessidade de dedicar-se inteiramente à saúde, cuidados, precauções e a cada detalhe do desenvolvimento do novo integrante.

Por isso, se você pretende construir sua família em breve ou já está passando pelo momento da gestação, saiba 5 dicas indispensáveis de cuidados com o seu recém-nascido no primeiro mês de vida.

Antes de qualquer recomendação, sempre siga a orientação do seu médico de confiança

A internet é um espaço de muita comunicação acessível, rede de apoio, dicas e pode ser um fator de ajuda para muitas pessoas, incluindo mães de primeira viagem que encontram apoio em grupos de maternidade, dicas e um espaço de liberdade sem julgamento.

Entretanto, não deve ser o fator principal de orientação em relação à maternidade; além da família, os profissionais da saúde (neste caso pediatras, obstetras e enfermeiros especializados) devem ser o principal ponto de partida para acesso a informações e cuidados com o recém nascido. São os profissionais que possuem qualificação para orientar, especialmente lidando com cada caso em particular, examinando e avaliando.

Os cuidados com o recém-nascido devem começar desde o período de descobrimento da gestação

Os cuidados com o recém-nascido começam no desenvolvimento do bebê, ainda quando está em sua gestação, ou seja, no útero da mãe. Todo o processo de acompanhamento no pré-natal, exames, ultrassons, cuidados da mãe ao se preservar e se preparar para o parto, se alimentando corretamente, fazendo exercícios físicos indicados pelos profissionais da saúde e sempre acompanhando as necessidades do bebê, ainda sendo um feto.

Isso ainda levando em consideração que cada gestação possui as suas particularidades, indicações e cuidados espaciais. A saúde do bebê durante a gestação é tão primordial para o seu desenvolvimento saudável quanto os cuidados do primeiro mês de vida.

Uma rede de apoio para assegurar a mãe principalmente no início é um dos cuidados essenciais também para o recém-nascido

A mãe como sendo a principal figura para a saúde, desenvolvimento e felicidade do recém-nascido, deve estar inclusa em todos os cuidados em relação a sua rede de apoio. Ou seja, preservar a sua saúde física e mental é uma forma de garantir um período gestacional saudável e eficiente com as necessidades do feto e posteriormente ter um seguro de vida para o recém-nascido.

Sendo não somente responsabilidade da mãe, mas dos outros genitores, familiares, amigos e seu médico de confiança. Caso sinta necessidade, invista em profissionais que trabalham na preparação, cuidados e orientação para a maternidade, paternidade e primeiros cuidados com o bebê.

5 dicas indispensáveis para o primeiro mês de vida do seu bebê

Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu pediatra de confiança e garantir que a saúde do bebê, seu psicológico e a rede de apoio estarão cientes das transformações e necessidades desse período lindo, mas delicado.

1. As primeiras idas ao pediatra são essenciais

Desde o acompanhamento no pré-natal até as primeiras consultas logo na primeira semana de vida são essenciais para acompanhar o crescimento, mudanças, desenvolvimento e necessidades do bebê, avaliando cada processo com calma e cuidado. Garantindo que as próximas etapas sejam seguras e saudáveis.

2. Evite passeios e movimentação restrita na residência

As principais razões para evitar passeios e ter uma movimentação restrita de pessoas na residência é o cuidado com a exposição, saúde física e psicológica do bebê, uma vez que o mesmo não possui anticorpos e preparação para lidar com determinados ambientes e sonoridades. Sendo indicado apenas visitas médicas e futuros passeios após a vacinação está completa e o desenvolvimento do corpo.

3. A higiene do cordão umbilical deve ter uma grande atenção

Nas primeiras semanas é necessário que os cuidadores estejam atentos ao cordão umbilical que ainda permanece parte no corpo do bebê. Com isso, peça orientação ao seu médico pediatra e enfermeiras especializadas sobre a higienização e processo de “queda” do mesmo, que acontece de forma natural, até o 15° dia em média.

4. Utilize em roupas ideias e antialérgicas

No primeiro mês garanta que a vestimenta do seu bebê seja básica (sem muitos detalhes, tecidos diferenciados e muitas peças diferentes), apenas garantindo que o mesmo esteja higienizado, confortável com a roupa e agasalhado (visto que o bebê sente mais frio).

5. Invista em um plano de saúde para o seu recém-nascido

Como uma forma de investir na saúde, proteção e cuidados com mais qualidade do seu bebê, escolha investir em um plano de saúde focado nas suas necessidades enquanto gestante, pós-parto e recém-nascido e enquanto criança. Sendo uma forma de ter uma rede de apoio profissional preparada e qualificada em qualquer circunstância.

No Comments

Post A Comment