Cuidados com a pele: 5 dicas que podem te ajudar a diminuir o efeito da Acne

Cuidados com a pele: 5 dicas que podem te ajudar a diminuir o efeito da Acne

É muito comum que a maioria dos pré-adolescentes, adolescentes e até mesmo em jovens adultos passem por fases de possuir algumas espinhas, cravos, texturas na pele e outros folículos; devido ao fato de toda transformação hormonal e próprio desenvolvimento do corpo.

Com isso, a autoestima pode ser afetada, com até mesmo incômodo de dores e pequenas infecções na pele, indicando que há a necessidade de depositar alguns cuidados e atenção com a saúde da pele.

Em muitos casos, pode ser necessária a realização de um tratamento com acompanhamento profissional; mas, em todo caso, alguns cuidados na rotina ajudam na diminuição e controle da acne.

Existe diferença entre acne e espinha?

Não há uma diferença em questão de características, apenas no termo, representando assim a mesma patologia. A espinha trata-se de um nome popular e de mais simples comunicação, sendo um sinônimo para acne. A acne trata-se de uma inflamação nas glândulas sebáceas, no qual os poros ficam cheios desse material, formando cravos e que posteriormente podem se tornar espinhas.

Sua formação vem de acordo com alguns fatores que podem potencializar o seu desenvolvimento, sendo eles: pele oleosa devido aos hormônios da adolescência (visto que seu desenvolvimento pode iniciar na adolescência), fatores emocionais, acúmulo de bactérias (higienização irregular), tendência ao acúmulo de queratina e variação hormonal.

Conheça seu tipo de pele antes de começar a investir nos seus cuidados, faça uma avaliação com profissional para entender as necessidades da sua pele

O fato de os produtos funcionarem não se trata do investimento, mas de escolher os produtos certos para as necessidades da sua pele, consequentemente baseando-se no seu tipo de pele. Se você possui uma pele seca, não pode usar produtos para pele oleosa, e assim por diante.

Em relação as acnes, existem produtos como: pomadas, hidratantes e produtos em gel que possuem a função de trabalhar na diminuição da inflamação e da propagação dessas glândulas sebáceas, caso queira um produto específico, entre em contato com seu plano de saúde e marque uma consulta com um médico dermatologista de confiança.

O básico sempre funciona, não é necessário fazer receitas milagrosas. Use apenas produtos indicados

Para ajudar na diminuição ou tratamento da acne, saiba que não é necessário ter uma técnica muito complicada ou produtos muito caros. Especialistas afirmam que a garantir uma limpeza de 2 a 3 vezes ao dia, cuidados ideais para seu tipo de pele, manter o corpo hidratado e saudável e algumas precauções para evitar a proliferação de bactérias já é suficiente para diminuir consideravelmente e posteriormente impedir a proliferação dessas glândulas sebáceas.

Tenha um sabonete ideal para sua pele e as necessidades da mesma, faça a limpeza com movimentos leves e circulares, use protetor solar diariamente e seu creme hidratante, caso queira investir mais, utilize também vitamina C ou E, e faça uma vez na semana ou a cada duas semanas uma esfoliação facial, com isso, troque frequentemente toalhas de rosto e fronhas.

Para as acnes, utilize produtos especializados ou indicados por profissionais, mas nunca utilize receitas caseiras e principalmente alimentos no rosto, podendo ser um dos maiores fatores da proliferação de bactérias.

7 dicas que podem te ajudar a diminuir o efeito da acne

Antes de seguir as dicas, se você possui dúvidas ou pretende começar um

tratamento, antes faça uma consulta com um médico dermatologista, que irá

avaliar sua pele, as necessidades e receitar o tratamento, medicamentos ou

produtos necessários.

1. A higienização é um dos fatores de maior importância para evitar a acne, mas lavar várias vezes o rosto pode não ser eficaz

A importância da limpeza já ficou clara para todos, mas evite lavar o rosto muitas vezes ao dia, principalmente se sua pele estiver oleosa. Isso provoca efeito “rebote” fazendo com que a pele produza cada vez mais oleosidade.

Faça a limpeza no mínimo duas vezes ao dia, com movimentos circulares, secando bem o rosto, hidratando e protegendo com o protetor solar.

2. Independente do seu tipo de pele, o protetor solar é indispensável

O protetor solar além de ser um item indispensável para proteger todo o corpo do câncer de pele e queimaduras, também é um aliado da estética, uma vez que evita acne solar, mantém a pele mais jovem, evita rugas e linhas de expressão, ajuda a diminuir as manchas de cicatrizes de acne e diminui a oleosidade excessiva.

3. Faça a troca semanal de fronhas e lençóis

As fronhas e lençóis são grandes inimigos noturnos de uma pele limpa e bem cuidada, uma vez que se não trocados e higienizados corretamente podem proliferar suas sujeiras e bactérias no rosto, intensificando a acne. Então lembre-se sempre de fazer a troca e limpar corretamente, sempre dormindo com o rosto limpo e higienizado.

4. Não utilize receita com alimentos

Alimentos são feitos para comer, e não para estética. O uso de alimentos no rosto pode parecer uma boa alternativa, mas a longo prazo podem entupir os poros e intensificar ainda mais a acne existente, causando inflamações e infecções.

5. Não esprema as espinhas

Quando você espreme as espinhas você “espalha” todas as bactérias pelos outros poros, correndo o risco de inflamar e proliferar ainda mais infecções.

6. Utilize um sabonete neutro ou um sabonete para seu tipo de pele

O ideal para todo tipo de pele é usar um sabonete neutro, específico para o rosto ou mesmo sem adição de fragrâncias, sendo o básico, mas eficiente. Se você pretende investir mais, utilize um sabonete facial específico para seu tipo de pele, no qual fará um tratamento de limpeza mais profundo e ideal para suas necessidades.

7. Faça uma limpeza mais intensa uma vez na semana ou a cada 15 dias, com esfoliação e o uso de máscaras naturais

A esfoliação ou uma limpeza mais profunda é ideal para ajudar na limpeza interna dos poros, ajudando na remoção de pele morta, glândulas sebáceas profundas e garantindo a renovação celular. Pode ser utilizado um sabonete esfoliante, um instrumento de limpeza facial ou mesmo um sabonete mais forte. Para completar o tratamento, faça uma máscara facial focada no que mais sente necessidade (clareamento, limpeza, renovação).

No Comments

Post A Comment