Cuidado com os idosos: práticas de higene pessoal necessárias

Cuidado com os idosos

Cuidado com os idosos: práticas de higene pessoal necessárias

No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) atualmente a parte da população idosa abrange cerca de 15% do total de habitantes do país; sendo um número de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Um número considerável quando se trata de um membro tão importante e especial para muitas famílias, que em muitas casas, são duas pessoas, em sua maioria, avós e bisavós. Com isso, é importante atender aos seus cuidados pessoais, necessidades e fazer com que seja uma fase leve e feliz.

A terceira idade é uma fase delicada e que precisa de atenção

Não apenas devido ao fato de o indivíduo estar mais velho, com algumas necessidades específicas e maior atenção com suas “fraquezas” que a fase é delicada.

É um período de adaptação do corpo e mente para entender e aceitar todas as mudanças que surgem; muitos deslocam-se para viver com seus familiares ou lares específicos, mudando totalmente sua rotina e sua relação com o ambiente.

Incluindo as mudanças do corpo, envelhecimento, algumas fraquezas, necessidades de atenção a medicamentos, vitaminas e exercícios físicos, além de claro, os cuidados de higiene da rotina.

Mesmo não se tratando de higiene, os cuidados com o psicológico são muito importantes também na terceira idade

Como citamos anteriormente, as mudanças que acompanham essa fase são muitas, indo desde a mudança física do corpo e suas necessidades, mudanças e deslocamento de ambiente (de acordo com a privação da família e cuidadores responsáveis), até mudanças na rotina de acordo com as novas necessidades e principalmente em alguns casos, algumas condições e doenças que se desenvolvem nessa fase.

Isso tudo pode causar medo, anseios, preocupações, irritabilidade e em alguns casos, tristeza e solidão. Por isso é muito importante que nessa fase a família, os amigos, os conhecidos e os cuidadores estejam dispostos a ter paciência, sensibilidade e tornar a comunicação um espaço de acolhimento e carinho.

Entender que algumas situações podem ser diferentes e causar sensações diferentes quando se é idoso; principalmente idosos que possuem doenças e condições diagnosticadas, tornando sua vida um pouco mais complicada e com alguns obstáculos; incluindo o fato de que muitos desejam ter a mesma disposição da juventude, e precisam com isso se adaptar às novidades. Ter paciência e acolher suas inseguranças é um dos pontos essenciais para a qualidade de vida dos idosos.

O ambiente principal de vivência dos idosos deve ser adaptado às suas necessidades, particularidades e qualidade de vida

O ambiente principal no qual o idoso irá viver a fase da sua terceira idade precisa de muita atenção, em alguns casos a adaptação do local e muita atenção sobre suas necessidades e também sobre seus desejos, o que irá ser o passo principal para tornar o psicológico e a felicidade dos idosos um diferencial mesmo com os problemas, medicação e cuidados que podem ser cansativos.

Tentar ao máximo tornar o ambiente: casa, quarto, clínica, casa de repouso, quintal, entre outros, o mais acolhedor e confortável possível, sendo um ambiente que remete aos gostos e desejos do idoso, incluindo seus hobbies e um espaço tranquilo para descansar; além de tudo, higiênico.

Os cuidados os idosos: 5 práticas de higiene pessoal necessárias

Por se tratar de uma fase mais delicada, sensível, que possui algumas precauções e cuidados, a higiene torna-se um dos principais pilares para qualidade de vida e preservação da saúde dos idosos.

1. Invista em sabonetes, shampoos e condicionadores neutros

Como uma forma de garantir a limpeza correta e evitar alergias, reações e até mesmo ferimentos na pele que torna-se mais sensível nessa fase, invista sempre em sabonetes e produtos de limpeza do cabelo que sejam neutros, se possível indicados pelo médico de confiança do seu plano de saúde, que já conhece as particularidades do idoso.

2. Durante o banho e limpezas diárias utilize luvas

Não apenas como uma forma de tornar a limpeza mais higiênica, mas como uma forma de proteger o idoso de bactérias e exposição às partes íntimas e possíveis ferimentos que possam surgir.

3. Mantenha sempre cortadas e higienizadas as unhas, cabelo e barba

Como uma forma de evitar a proliferação de bactérias, sujeiras e suor, manter em um tamanho ideal as unhas e os cabelos é uma forma básica de higiene, além de claro, manter sempre cortada e aparada as barbas de idosos homens; garantindo higiene e autoestima em dias.

4. Lembre-se sempre da saúde bucal

A necessidade de higiene bucal continua também na terceira idade, mantendo as avaliações e higienização correta com idosos que possuem dentes e a para os que possuem dentaduras, a higienização correta de acordo com o recomendado. Se possível, invista em cremes dentais e anti sépticos neutros, evitando irritação.

5. Higienize bem e organize o ambiente que o idoso reside

como sendo uma das principais formas de higiene pessoal, a limpeza do espaço no qual o idoso reside, organização dos seus itens pessoais e limpeza de vestimentas e roupas de cama são essenciais para evitar a proliferação de bactérias, poeiras, germes e garantir qualidade de vida, evitando o desenvolvimento de doenças e infecções, além de tornar o ambiente sempre agradável.

No Comments

Post A Comment