Câncer de próstata: quais os riscos e como prevenir

Câncer de próstata

Câncer de próstata: quais os riscos e como prevenir

O câncer é uma das patologias mais perigosas e de tratamentos delicados que existem, em alguns casos, de muita persistência para alcançar a cura (que  é muito buscada).

Pelo fato de ser uma doença muito letal, os profissionais da saúde e especialistas afirmam que a prevenção através do controle de exames e o tratamento inicial da doença são os fatores que mais auxiliam para evitar a  propagação e acelerar o processo de cura.

Os exames são os principais  indicativos de diagnóstico (ou não) dessa patologia, inclusive para o câncer  de próstata.  

O que é o câncer de próstata? 

O câncer de próstata é uma patologia que acontece no corpo masculino, que trata-se de um tumor que se instala em uma área da glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Enquanto vai crescendo, pode ocupar gradativamente os lados esquerdo e direito, podendo até avançar invadindo o revestimento do órgão, tecidos e vesículas seminais.

Em casos mais avançados, pode levar ao óbito do paciente. Segundo a Secretaria da Saúde, foram 68.220 novos casos em 2018, sendo a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, apesar de ter em contrapartida, apenas 1 em 35 pacientes irão morrer dessa doença.  

Quais os principais sintomas? 

Os sintomas do câncer podem variar da fase inicial para a mais avançada  da doença, pois na fase inicial tende a não causar sintomas notáveis. Posteriormente ao avanço da doença, o paciente pode sentir:

  • dificuldade de urinar (de começar e terminar de urinar);
  • sangue na urina, diminuição da quantidade de urina e necessidade de urinar mais vezes à noite ou no dia.

São também sintomas de tumores benignos, por isso é extremamente necessário que os exames sejam realizados para diagnóstico correto. Qualquer sintoma semelhante, deve-se procurar atendimento médico.  

Como é feito o diagnóstico? Quais são os exames? 

O diagnóstico do câncer de próstata é feito somente com a confirmação do tumor maligno, através de exames iniciais e posteriormente exame de confirmação.

Primeiramente, são feitos exames iniciais de toque retal, o médico especialista irá analisar tamanho, textura e forma da próstata, através de uma introdução do dedo no reto (com uma luva de proteção e lubrificação necessária), esse exame permite que através do toque lateral e posterior na próstata pode se iniciar a suspeita.

Para confirmar ou não o diagnóstico do câncer, é feito o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que trata-se de um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida; quando há níveis altos dessa proteína pode significar tumor maligno, ou benigno.  

Como prevenir o câncer de próstata? 

Por tratar-se de uma doença que inicialmente não possui sintomas físicos, o maior ato de prevenção é a realização constantes de exames após o período  de idade indicado pelos especialistas.

Com os exames feitos corretamente, é possível notificar o câncer em seu estágio inicial, podendo realizar um tratamento com maior garantia de eficácia e cura. Os exames são indicados a partir dos 40 anos, em intervalos indicados pelos especialistas, sendo o maior ato de cuidado e acompanhamento.

Mas, profissionais indicam que uma alimentação saudável, atividades físicas constantes, evitar fumar e beber, e controlar a obesidade, são formas de prevenir muitas doenças, inclusive o câncer de próstata. Cuidar da sua saúde é também um ato de coragem. 

No Comments

Post A Comment