A importância dos exames de rotina: quando fazer?

A importância dos exames de rotina: quando fazer?

A realização do famoso “exame de rotina” sempre está na pauta da discussão de muitos profissionais e muitas famílias também, isso porque o mesmo é considerado de muita importância devido aos seus benefícios, ou é completamente esquecido e ignorado.

Apesar de ser muito simples, indolor em sua maioria é bem rápido de ser realizado, o exame de rotina carrega mais que o simples ato de fazer, mas de qual será o seu resultado; o que acaba levando muitas pessoas a encobrir a importância da sua realização e principalmente os benefícios que o mesmo carrega em relação a tratamentos.

O que são os denominados “exames de rotina”?

Os exames de rotina em sua maioria são métodos de avaliação do corpo de uma forma mais profunda, acessando o organismo e definindo exatamente suas necessidades.

Também são denominados de “check-ups”, são exames que investigam o corpo, capazes de diagnosticar doenças, patologias sem sintomas aparentes, sem sinais no corpo, ou mesmo alguma necessidade do corpo em relação a vitaminas, minerais, diabetes, colesterol, entre outros.

Os exames também podem ser a confirmação ou o descarte para alguma investigação específica de médicos quando se trata de avaliar sintomas. Alguns dos principais exames de rotina são: hemograma, glicose, colesterol, uréia e creatinina, TSH E T4, urina e fezes, Papanicolau, mamografia.

O que leva à realização dos exames de rotina?

Como citado anteriormente, o principal motivo que leva à realização dos exames de rotina é a investigação das deficiências ou necessidades do organismo quando não são perceptíveis por sinais de sintomas ou sinais físicos. É uma forma de investigar e trazer o diagnóstico correto e sem erros.

Ou seja, o que pode levar a realização dos exames de rotina é um encaminhamento, um pedido em alguma consulta realizada pelo paciente, com sintomas ou não.

A segunda forma, é basicamente marcar uma consulta com o intuito do paciente solicitar estes exames, como uma forma de checar se está tudo bem, em um determinado período de meses.

Qual a importância em realizar os exames de rotina?

A realização dos exames de rotina envolve muito mais que um controle do organismo e das suas necessidades, mas sim como uma estratégia comprovada pela ciência como prevenção e tratamento de doenças agravadas.

No caso, a realização de exames sem nenhuma pretensão, ou seja, objetivo de investigar algum sintoma, pode ser o principal fator de cura e de um tratamento menos invasivo e agressivo; isso porque o fato de tomar a atitude de “checar” como o corpo está pode indicar resultados de alguma patologia em “desenvolvimento”, doenças em estágio inicial ou começo de alguma infecção.

Com isso, o exame pode ser o fator estratégico de iniciar o tratamento de alguma patologia que ainda nem possui sintomas, facilitando e adiantando o processo de cura, com tratamentos no estágio inicial o método pode ser menos invasivo e com maiores chances das células humanas vencerem a patologia.

Em uma pesquisa divulgada pelo G1, foi informado que quando descoberto em seu estágio inicial, patologias de tumores malignos (câncer) possuem chance de até 90% de cura. Sendo um fator de muita importância levando em consideração a dificuldade e problemas que envolvem o tratamento.

Quando fazer os exames de rotina?

Não existe uma regra estabelecida para pessoas adultas e saudáveis em relação ao tempo de realizar exames de rotina ou não. Basicamente, se você é um adulto saudável, sem qualquer histórico de doenças graves ou na família, sintomas e ou razão específica de investigar, o ideal é fazer uma vez ao ano, isso levando em consideração que não existem sintomas ou suspeitas de nada.

Caso sinta alguma necessidade e queira realizar exames, basta procurar o médico clínico geral do seu plano de saúde e solicitar o pedido de exames de rotina. Se você possui histórico de doenças, ou a família próxima possui histórico de alguma doença ou mesmo variações de resultados recentes, o ideal é a cada 6 meses ou de acordo com a solicitação do seu médico de confiança. 

No Comments

Post A Comment