5 hábitos indicados para quem quer prevenir a diabetes

prevenir a diabetes

5 hábitos indicados para quem quer prevenir a diabetes

Sendo uma condição patológica, a diabetes é uma doença referente a produção insuficiente ou má absorção de insulina no organismo, hormônio este que é responsável pela regulamentação da glicose no sangue e pela garantia de energia para todo o funcionamento do organismo.

Esse hormônio tem a função de quebrar as moléculas de açúcar para transformá-las em energia para todas as células do organismo e consequentemente garantir todo o funcionamento e performance correta do mesmo. Por sua vez, a diabetes causa altas taxas de aumento da glicemia, podendo causar até a morte.

Quais os riscos que envolvem a diabetes?

Como foi citado anteriormente, a morte é o caso mais grave que a doença pode atingir no organismo, mas quando não tratada corretamente, a diabetes pode causar complicações no coração, cérebro, problemas na retina, complicações para cicatrização e cura de ferimentos, com a, cegueira, amputação de membros e também a diminuição de energia, mobilidade, etc.

Por isso, se você possui tendência geneticamente a desenvolver a diabetes, siga essas dicas e orientações médicas para prevenir a doença e todos os riscos que envolvem a mesma.

Diabetes tipo 1 e tipo 2

A diabetes tipo 1

É considerada uma doença hereditária, que concentra entre 5% a 10% de todos os diabéticos no país, surgindo em sua maioria na adolescência e que concentra a maioria dos adultos no Brasil. Para o tratamento é necessário o uso diário de insulina para controlar a glicose no sangue, sempre de acordo com o resultado da medição da glicemia.

Sintomas diabetes tipo 1

Sensação de fome frequentemente, fadiga, fraqueza, perda de peso, sede frequente, vontade de urinar constantemente, náuseas e vômito.

A diabetes tipo 2

É causada quando o corpo não aproveita e não trabalha corretamente a insulina que foi produzida pelo corpo, sendo desenvolvida devido a obesidade, sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão, má alimentação e ausência de práticas saudáveis. Quando agravada, a diabetes tipo 2 ocasiona Diabetes Latente Auto Imune do Adulto (LADA).

Sintomas diabetes tipo 2

Fome frequentemente, sede constante, infecções na bexiga, rins e pele, visão embaçada ou prejudicada, feridas que não cicatrizam com facilidade, formigamento nos membros, vontade de urinar frequentemente.

Lembrando sempre, um profissional da saúde através de avaliações, exames e

investigar cada paciente e sua genética que irá informar qual tipo de diabetes trata-se de cada caso.

Na percepção de mais de um dos sintomas citados anteriormente, e principalmente se possui a noção de um risco de realmente possuir a diabetes, procure um profissional com urgência.

5 hábitos indicados para quem quer prevenir a diabetes

São dicas que profissionais da saúde fornecem para que apesar dos riscos hereditários de alguns casos, a diabetes pode ser prevenida com alguns hábitos e cuidados simples do dia-a-dia, incluindo a realização de exames de sangue de rotina semestralmente.

1. Foque em manter uma alimentação regrada, saudável e focar no equilíbrio

Um dos principais causadores da diabetes é manter uma alimentação desregulada, ou seja, com excesso de doces, massas, carboidratos, frituras e conservantes, combinando sempre com a ausência de outras práticas saudáveis (gerando o sedentarismo). Não é necessário banir da sua alimentação esses alimentos, mas encontrar um equilíbrio ideal, principalmente de acordo com cada condição.

2. Pratique exercícios físicos ou um esporte semanalmente 

Não somente como uma forma de prevenir a diabetes, mas a prática constante de exercícios físicos é uma forma de prevenir outras doenças graves a curto ou longo prazo, auxiliando na estabilidade da saúde mental e tornando-se uma aliada ao organismo e seu funcionamento correto.

3. Evite o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros

Principalmente o álcool é um grande vilão para o corpo em relação a diabetes, levando em consideração que sua base é a cana de açúcar, com altas taxas de glicose para o corpo humano.

4. Controle sua pressão arterial

O nível elevado de estresse é capaz de intensificar notavelmente as reações inflamatórias no organismo que por sua vez ocasionam o acúmulo de glicose no sangue, desenvolvendo também a diabetes.

5. Se você possui risco de possuir diabetes de forma hereditária, o cuidado é dobrado

É claro que todo indivíduo deve cuidar da sua saúde e prevenir o desenvolvimento de toda e qualquer doença, visto que o desenvolvimento da diabetes depende de muitos fatores.

Mas por tratar-se de uma doença que pode ser hereditária, se você possui esse risco tome essa situação como uma cautela e um cuidado maior em sua vida. Ações básicas da rotina podem ajudar a prevenir e impedir o desenvolvimento da diabetes. Em caso de dúvidas ou sintomas, procure um médico. 

No Comments

Post A Comment