07 set Vacinação: importância e principais cuidados
A vacinação tornou-se um assunto em bastante ascensão após a grande expansão do vírus altamente infeccioso e veloz, Coronavírus (COVID-19).
A denominada “pandemia”, trouxe em discussão a vacinação e principalmente novos estudos para o desenvolvimento de uma vacina capaz de impedir a propagação de casos graves e óbitos da doença, para que em longo prazo o vírus “perca sua força”.
Mas, não é novidade para ninguém que a vacinação sempre esteve presente em todas as fases da vida, desde o nascimento, até a fase idosa, e sua importância é comprovada em resultados de erradicação.
Como a vacina funciona no corpo humano? Qual a sua importância?
A vacina é um líquido desenvolvido com o objetivo de tornar o corpo imune a determinada doença, incluindo partes inativas de doenças de vírus ou bactérias que irão impor ao corpo a produção de anticorpos e de células de memória, para quando a doença de fato entrar em contato com o corpo humano, o mesmo saiba exatamente como reagir (devido a reação já preparada quando a vacina faz seu efeito no corpo).
Ou seja, basicamente a vacina é uma parte segura da doença aplicada ao corpo, para que o mesmo prepare seus anticorpos e reaja da maneira correta evitando muitos dos sintomas graves e o óbito.
A importância da vacinação é clara; falando de forma individual, a vacinação é o único método eficaz de preparar o corpo para lidar com vírus e bactérias letais, principalmente quando não possuem tratamentos e medicamentos tão eficazes quanto, sendo um método eficiente de prevenção.
Entretanto, quando se trata do impacto da mesma na sociedade, a sua importância é ainda maior; o resultado da população toda vacinada é garantir que o vírus perca a sua força e consequentemente, proteja toda a população de seus impactos graves.
Além do fato claro de impedir a propagação das doenças, a vacinação pode ser uma estratégia para minimizar gastos com medicamentos, hospitais e tratamentos, já que em grande escala, pode impedir epidemias.
A vacina também é capaz de reforçar o sistema imunológico e reduzir números de mortalidade, devido a sua eficácia, principalmente em sociedade. Vale lembrar que desde a sua criação no século XVIII, por Edward Jenner, seus métodos de funcionamento, aplicação e eficácia continuam os mesmos até hoje.
A história do Brasil com as campanhas de vacinação
O Brasil é um país extremamente focado em campanhas, desenvolvimentos, acesso à informação e estudos referentes a vacinas; se destacando atualmente na campanha de vacinação contra o vírus Covid-19, com 422 milhões e 76,3% (Fonte: Our World In Data).
Outras campanhas de vacinação também possuem grande impacto no Brasil, sendo capazes de erradicar algumas doenças como: poliomielite, varíola, sarampo, rubéola, tétano e difteria.
Com destaque para a varíola, um vírus altamente contagioso, mas que através da vacinação tornou-se a única doença erradicada no mundo todo, que somado anteriormente fez cerca de 300 milhões de mortos.
Quais os principais cuidados para quem se vacina?
Os cuidados após a vacinação podem variar de acordo com cada vacina aplicada, pois mesmo que sejam conteúdos de doenças inativas, podem causar sintomas leves enquanto o corpo está na adaptação.
Mas, basicamente, evitar serviços e práticas muito cansativas e pesadas, se hidratar, ter uma alimentação equilibrada principalmente no dia da aplicação e no seguinte, evitar prática de esportes e exercícios, e em caso de indicação dos profissionais de saúde, um remédio para dor, mal estar ou febre.
Onde posso me vacinar? Plano de saúde cobre?
A aplicação da vacina é muito simples, no Brasil as campanhas de vacinação são gratuitas e acessíveis em todos os municípios, em sua maioria em todo posto de saúde, diariamente.
Mas, caso opte por planos de saúde, é necessário consultar seu plano para saber quais vacinas são incluídas e disponibilizadas, e quais são oferecidas como um adicional (pagamento além do valor fixo cobrado). Em caso de dúvidas, consulte a empresa do seu plano.
No Comments