08 fev Saúde menstrual: 5 cuidados necessários em relação ao ciclo menstrual
Segundo uma pesquisa realizada em 2021 denominada “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos” desenvolvida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), ambas responsáveis pela garantia e imposição de direitos, recursos humanos, saúde física e mental e infraestrutura de crianças e adolescentes, são cerca de 713 mil meninas (entre adolescentes e crianças) que não possuem acesso a banheiro, chuveiros e demais meios de higiene, incluindo 4 milhões de meninas sem acesso a itens de cuidado menstrual (absorventes, coletores, sabonetes íntimos e higiene adequada).
Com isso, torna-se extremamente necessário discutir a necessidade de cuidados em relação ao ciclo menstrual e sua importância. A discussão deve ser desde o momento do entendimento referente às informações sobre do que se trata a menstruação, como funciona o ciclo menstrual, qual seu papel no corpo humano feminino e outras discussões para que o mesmo perca todo o ideal de “tabu social” que ocupa em algumas parcelas da sociedade, para então tornar se de fato questão de saúde pública e indo além, direitos humanos de meninas e mulheres. E decorrente disso, tratar ensinamentos sobre saúde e cuidados menstruais, como dicas, apoio e ajuda.
O que é e como funciona o ciclo menstrual?
O denominado ciclo menstrual é um termo médico referente ao período de alterações fisiológicas relacionadas a fertilidade, reprodução sexual, fecundação e hormônios femininos. O ciclo menstrual é regulado pelo sistema endócrino na mulher, sendo um ciclo fundamental para a realização da fecundação.
Basicamente durante 28 dias em média, sendo dividido pela medicina em 3 fases: fase folicular, ovulação e fase luteínica, contando a partir do primeiro dia de menstruação, ou seja, de sangramento da parede do útero.
Em termos mais simples, a menstruação indica que o útero está passando pela descamação do endométrio, ou seja, não houve fecundação, indicando que a mulher não está grávida; preparando o corpo para começar um novo ciclo e posteriormente existir ou não a fecundação durante o período fértil.
O ciclo menstrual dura até a data da próxima menstruação. Normalmente, a primeira menstruação pode vir durante a pré-adolescência ou adolescência, durando até a menopausa (45/50 anos); variando de corpo para corpo.
A importância da saúde menstrual
Como foi citado anteriormente, a questão da higiene menstrual, referente propriamente ao ciclo menstrual, não se trata somente de uma discussão sobre reprodução feminina, mas sim de uma questão de saúde pública.
O Brasil possui um grande problema com saúde e todas as questões de saneamento básico, compilado com dados crescentes de pobreza e miséria da população mais carente; desse modo, toda a influência dessas questões atingem diretamente a higiene correta que é necessária durante todo o período.
A importância está em não somente popularizar a necessidade dos cuidados durante todo o ciclo e saúde feminina, mas como uma forma de acabar com todo tabu existente, facilitando o acesso de meninas e mulheres a itens de cuidado íntimo; além de claro, mobilizar o Governo Federal e o Ministério da Saúde a tornar mais acessível todos esses itens indispensáveis.
Afetando não somente a dignidade, autoestima, mas a saúde e proteção do corpo; trazendo à tona questões de que sem condições de saúde digna, outras áreas da vida não podem ser realizadas normalmente.
5 cuidados necessários em relação ao ciclo menstrual
1. Uso e descarte correto de absorventes, protetores diários, coletores, calcinhas absorventes, entre outros
O uso correto dos absorventes é muito importante para impedir infecções, odor e possíveis vazamentos. Respeite o tempo de troca indicado na proteção usada e saiba também como funciona seu próprio ciclo menstrual. O descarte correto é importante para evitar proliferação de bactérias e poluição.
2. Faça a higiene correta com produtos indicados
Neste caso, os produtos indicados são sabonetes íntimos combinados com água limpa e limpeza, sempre com cuidado e delicadeza; sendo esses itens de uso pessoal e que é a forma de realizar corretamente a limpeza do local preparando para a troca
3. Utilize roupas confortáveis
Por tratar-se de um período muitas vezes sensível, que causa variações hormonais e muitas dores (cólicas, enjoos, desconfortos) é indicado por profissionais que as mulheres apostem em calcinhas confortáveis, sem tiras, detalhes que incomodam e principalmente roupas leves; shorts, leggings, vestidos.
4. Preste atenção no seu ciclo e monitora mensalmente seus sintomas
O acompanhamento e conhecimento do próprio ciclo é uma forma de entender como seu corpo funciona, suas mudanças e principalmente entender quando existe algo de errado; dores fortes, incômodos diferentes, vômitos e desmaios não são normais em um ciclo menstrual. Em caso de dúvida procure um médico.
5. Consuma produtos com vitamina B
As vitaminas são grandes auxiliares do funcionamento correto do corpo humano, prevenindo dores, e fraquezas; sendo a vitamina B uma grande aliada para garantir o bem estar, melhorando relativamente os enjoos menstruais, evitando dor de cabeça e melhorando o humor.
No Comments