12 out Saúde da mulher: 5 profissionais indispensáveis para a saúde da mulher
Que a saúde é a base para o bem-estar, força e da estabilidade em outras áreas da vida, não é novidade para ninguém; quando trata-se de mulheres, sendo elas profissionais em suas carreiras, donas de casa, mães, avós, jovens, adultas, idosas, ou qualquer outra denominação de muito valor que recebam, a saúde é uma das principais prioridades para que todas as outras áreas de vida estejam em ordem e sejam realizadas com sucesso.
Um artigo importante para mulheres e para quem conhece uma mulher, ou seja, é um artigo indispensável para todos: 5 profissionais indispensáveis para a saúde da mulher.
A saúde da mulher vai além do ginecologista
Quando o assunto “saúde da mulher” entra em discussão, o primeiro profissional citado é o ginecologista, médico responsável por todo estudo e saúde do aparelho reprodutor feminino e sexual, mas, apesar de ter uma importância indispensável desde a primeira menstruação (e em alguns casos, até antes).
Existem outros profissionais que assim como o ginecologista, precisam de consultas anuais ou semestrais, pois são os que irão garantir qualidade de vida e bem-estar por completo, além de ser uma forma de prevenir e tratar doenças graves.
O calendário de vacinação também é uma parte importante da saúde da mulher
Antes de informar os profissionais, é importante citar que a vacinação é indispensável para garantir a saúde não somente da mulher, mas enquanto sociedade, por ser uma forma de impedir a proliferação de doenças e contágio em larga escala.
Existem algumas vacinas no Calendário de Vacinação da mulher que são focadas no corpo da mulher e as gerais, sendo elas:
- HPV (meninas e mulheres de 9 a 26 anos);
- tríplice viral, hepatite A, B ou A e B;
- catapora, difteria, tétano, coqueluche;
- antimeningocócica C conjugada;
- e agora, todas as doses da vacina contra o Coronavírus (incluindo as doses de reforço).
5 profissionais indispensáveis para a saúde da mulher
1. Ginecologista
Um dos profissionais mais importantes para os cuidados básicos da saúde reprodutiva feminina e prevenção de doenças e infecções, é médico ginecologista.
Os profissionais informam que a primeira consulta deve ser após a primeira menstruação, para esclarecer todas as dúvidas sobre ciclo menstrual, mudanças corporais e hormonais, TPM, cólicas e também sobre relações sexuais (métodos contraceptivos).
Posteriormente, após a primeira relação sexual, alguns exames preventivos devem ser realizados (Papanicolau, ultrassom transvaginal, mamografia, e exames de sangue para prevenir ou investigar DSTs).
São consultas anuais ou quando a paciente sentir necessidade, em qualquer irregularidade, dor, incômodo, mudança hormonal/ciclo menstrual, entre outros casos.
Mesmo que nada fora do normal esteja acontecendo, ainda é importante consultar pelo meno uma vez ao ano, em 2020 segundo a Febrasgo (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia) 16,2 milhões de brasileiras ficaram 1 ano ou mais sem passar por consulta e outras 4 milhões nunca foram ao ginecologista, sendo um risco extremamente grave em relação a prevenir doenças e garantir qualidade de vida. Marque sua consulta.
2. Clínico geral
Como o próprio nome afirma, o clínico geral é o profissional que através da sua consulta fornece diagnósticos, solicita a realização de exames de rotina e exames específicos de acordo com a necessidade da paciente, podendo prescrever medicamentos.
A sua importância está no principal, impor a necessidade da realização de exames de rotina, esses que são indispensáveis como forma de prevenção de doenças e tratamento precoce caso alguma seja diagnosticada.
Segundo Globocan, em um estudo realizado pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer em 2018, uma a cada seis mulheres terão câncer, com um aumento de 28% em diagnósticos e 17% em óbitos, estes que podem ser impedidos com um tratamento precoce, que apenas é possível com a realização de exames de rotina em dia.
3. Dermatologista
Apesar de não ser uma necessidade exclusiva das mulheres, há uma maior procura desse profissional pelo público feminino, seja por vaidade, cuidados básicos e avançados ou por alguma condição anormal que venha a surgir (doenças de pele, alergias, acne, queda de cabelo, entre outros casos).
Para as mulheres que trabalham em determinadas áreas ou possuem um consumo excessivo de maquiagem, cosméticos, variações hormonais que causam a acne e outros, a consulta anual é indispensável. Beleza e saúde andam lado a lado.
4. Ortopedista
Segundo um ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, André Weber, mulheres jovens possuem maior incidência em problemas musculares e nas articulações, isso se deve ao fato da própria anatomia feminina, que tende a ser uma musculatura menor e mais frágil, intensificando os riscos de lesões.
Por isso, é importante que esse profissional esteja presente em consultas de rotina e em qualquer situação que venha a ser fora do normal.
5. Endocrinologista
O médico endocrinologista é o profissional responsável pelo estudo das glândulas endócrinas (responsáveis por secretar hormônios no sangue), que se referem ao diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo, que por sua vez são determinantes em condições de:
- diabetes;
- obesidade;
- tireoide;
- colesterol;
- síndrome de ovário policístico;
- variações hormonais (ciclo menstrual e menopausa).
Com isso, a consulta do endocrinologista é uma forma garantida de observar grande parte da saúde completa da mulher, visto que é determinante para muitas condições e patologias, focando em todas as reações do corpo por inteiro.
Qualquer anormalidade deve ser motivo de consulta, mas como foi dito anteriormente, a prevenção é um ato de cuidado e pode garantir tratamentos mais eficazes.
Cada fase da mulher necessita de diferentes atenções em diferentes áreas da saúde, fique atenta a todas elas
É importante citar que esses são os profissionais para a fase adulta da mulher, que é a fase que dura mais tempo e que também é a de maior pico de trabalho e atuação da mulher, necessitando de muitos cuidados e atenção, além de ser a fase que irá garantir o bem-estar na fase idosa.
São profissionais que são indicados para consultas de rotina, para fazer o atendimento e investigar se está tudo funcionando corretamente, como uma prevenção e cuidado; uma realidade que muda quando a mulher possui alguma condição já diagnosticada, podendo variar os profissionais, intervalos de consulta e tratamentos.
No Comments