Plano de saúde cobre cirurgia?

cirurgia

Plano de saúde cobre cirurgia?

É inevitável que em algum momento da vida, pessoas tendem a necessitar  da realização e envolver-se no processo de uma cirurgia. Seja por fatores que  envolvem saúde, melhoria da qualidade de vida, um imprevisto, ou mesmo para  satisfazer-se esteticamente.

São os fatores das razões e necessidades que são determinantes para direcionar quais serão os profissionais, a clínica, os valores, tempo de recuperação e principalmente, se o plano de saúde cobre (ou não) a cirurgia solicitada.  

As razões pelas quais a cirurgia é considerada uma dúvida em relação aos planos de saúde, envolvem muito mais do que apenas decidir o profissional  como qualquer consulta padrão; envolvem seu custo de preparação, profissionais envolvidos, anestesias, tempo de duração, espaço apropriados,  entre outros motivos.

São os determinantes para que o plano de saúde aceite ou negue que a cirurgia esteja “liberada” para o plano do paciente. É importante já  ter em mente os principais tipos de cirurgia que são liberadas, para evitar  qualquer surpresa. 

Como são os processos que definem quais cirurgias são aceitas ou  negadas pelo plano de saúde? 

O setor que irá determinar quais cirurgias são disponibilizadas e as que são obrigatoriamente incluídas em todos os planos de saúde, é a Agência Nacional de Saúde (ANS), que trata-se de uma agência reguladora vinculada ao  Ministério da Saúde do Brasil, que regula o mercado de planos privados de saúde por determinação da Lei nº 9.656 de 3 de junho de 1998.

Essa lista de cirurgias é atualizada a cada dois anos pela agência, visando uma análise de todos os fatores que envolvem determinadas cirurgias. É importante ressaltar que as cirurgias que são consideradas aceitas pela maioria dos planos de saúde são as que envolvem uma necessidade para que o paciente tenha melhor qualidade de vida, que são realmente cirurgias que vão influenciar no dia a dia, que vão fornecer bem-estar e saúde em geral.

Com isso, serão analisadas as propriedades da cirurgia, grau de necessidade para qualidade de vida, preparações, profissionais que são solicitados, entre outros.

Existem cirurgias que são obrigatoriamente incluídas no plano de saúde? 

Como já foi citado anteriormente, existem cirurgias que são obrigatoriamente impostas para todas as empresas de plano saúde, que por fatores determinantes, são consideradas essenciais para a saúde e qualidade de vida dos pacientes, impondo uma necessidade de ser disponibilizada para os  que contratam tal serviço.

Cirurgias incluídas são: as de emergências, cirurgias em caso de reparação, próteses, bariátrica (de acordo com a aprovação e solicitação de médicos), quimioterapia, radioterapia, entre outras.  

Plano de saúde cobre cirurgia? Como descobrir quais cirurgias meu plano  de saúde cobre? 

Sim, planos de saúde cobrem determinadas cirurgias. O que irá determinar as cirurgias disponibilizadas são os próprios critérios da empresa no qual o plano de saúde está inserido, o tipo de plano de saúde contratado, e as cirurgias que são obrigatoriamente impostas pela Agência Nacional da Saúde.

Caso pretenda realizar uma cirurgia, ou contratar um serviço de um plano de  saúde focado em posteriormente realizar uma cirurgia, faça uma pesquisa  referente a cirurgia e quais empresas disponibilizam esse serviço; caso já possua  um plano de saúde contratado, entre em contato com o atendimento da empresa.

No Comments

Post A Comment