13 dez O que é plano de saúde com coparticipação?
A contratação de planos de saúde tornou-se um investimento cada vez mais comum na atualidade, desde um período pós pandemia e principalmente com a ascensão e desenvolvimento de outros vírus, doenças, condições e síndromes, a procura por uma garantia, estabilidade e atendimento de qualidade 24 horas todos os dias da semana, está presente para os clientes interessados na contratação de planos de saúde.
Mas, assim como a contratação de qualquer serviço por um tempo determinado, requer algumas burocracias e informações que devem ser orientadas e bem interpretadas, visando um melhor aproveitamento dos serviços oferecidos, evitando desentendimentos e problemas com a justiça.
Para entender todas as questões e tirar todas as dúvidas sobre a contratação de um plano de saúde, pesquise bem e tenha artigos de apoio, assim como sempre entrar em contato com a empresa que será responsável em oferecer o plano.
Como é feito o contrato para obter os serviços de um plano de saúde?
Assim como qualquer serviço que envolve um pagamento mensal, bimestral, trimestral ou até mesmo em alguns casos anual, é necessário que ambas as partes (a que irá oferecer o produto/serviço e a que irá investir financeiramente) tenham uma garantia legal sob seus direitos e deveres.
É uma forma de deixar explícito todas as condições das partes, e tudo que deve ser feito para que estejam em seus direitos, ou seja, garantir o pagamento de todos os serviços, atendimentos e demais direitos de um plano de saúde.
Esse contrato pode variar as cláusulas e condições de acordo com cada empresa, mas é a partir dele que todos terão como base as suas garantias e também suas obrigações.
É no contrato que informações como:
- tipo de plano de saúde definido;
- dependentes incluídos;
- serviços que serão disponibilizados;
- localidades nas quais os serviços devem ser oferecidos;
- profissionais e demais condições do plano de saúde definido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No contrato também deverá ser definida a coparticipação.
Do que se trata a coparticipação?
A coparticipação de um plano de saúde é uma condição, também denominada de estratégia, incluída e disponibilizada recentemente por algumas empresas que oferecem serviços de planos de saúde, extremamente utilizada principalmente para contratações que envolvem empresas.
De forma mais objetiva, a coparticipação trata-se de uma taxa cobrada a mais (ou seja, um valor mensal cobrado além do valor fixo do plano definido) para que o cliente tenha acesso a alguns benefícios e exclusividades.
Como funciona um plano de saúde com coparticipação?
A partir do valor cobrado pela inclusão da coparticipação, o contratante do plano de saúde terá direitos exclusivos, que normalmente não estão inclusos nos planos ou estão apenas em planos com valores mais elevados.
Basicamente, a coparticipação disponibiliza consultas, exames, encaminhamentos e demais serviços sem que um valor a mais seja cobrado em cada procedimento.
Ou seja, em um plano sem coparticipação, alguns serviços necessitam de uma taxa para serem realizados; com o mesmo, apenas é necessário o pagamento do valor da coparticipação juntamente valor padrão do plano.
É uma forma estratégica de pagar por um valor que irá isentar uma despesa futura, sendo o pagamento de apenas o valor já estabelecido mensalmente, como uma garantia que determinados serviços estarão inclusos sem valor adicional.
Mas, é importante se atentar às condições estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), sendo: o valor da coparticipação não pode ser superior a 50% do valor da mensalidade do plano, ou maior que as 12 parcelas anuais, tratamentos crônicos não podem ser limitados, direito a 4 consultas por ano para cada paciente em especialidades gerais, e outras condições que podem ser alteradas anualmente.
No Comments