02 nov O que causa a dor de ouvido e como prevenir?
Com a chegada do inverno e o frio do meio do ano presente antecipadamente este ano, as preocupações em manter o corpo quente, protegido e longe de infecções e resfriados tornaram-se protagonistas na rotina de muitas famílias, principalmente quando possuem crianças, que a preocupação é dobrada.
Mas, sabendo exatamente como funcionam as infecções e dores, é possível saber exatamente como combater, minimizar e evitar. Saiba o que causa a dor de ouvido e como prevenir.
Quais são as principais causas das dores de ouvido? A dor de ouvido não é exclusiva do inverno
É comum que se pense que as dores de ouvidos acontecem apenas no inverno, período de frio e ventos intensos.
Entretanto, as dores de ouvido possuem as mais variadas causas, mesmo que se intensifiquem no inverno, ainda sim os ouvidos precisam de cuidados o ano todo, pelo simples fato de que as dores são advindas de infecções de fungos, bactérias ou vírus, denominadas otite média e otite externa, que também podem advir de sinusites, alergias, gengivites, amigdalite, entre outros casos.
A otite média é causada por bactérias e vírus que geram inflamações internas, acompanhadas de resfriados e gripes, quando um “gera” o outro através da passagem das bactérias ou vírus das vias áreas até o ouvido, causando a infecção.
Enquanto a otite externa se localiza na área do pavilhão auricular e condutor auditivo, ligada ao tímpano, que a principal causa de dor é através de infecções por bactérias e fungos, que por sua vez são geradas pelo atrito da limpeza inadequada (uso de objetos), contato com água e principalmente a remoção de cera que protege o canal auditivo.
As crianças são alvos fáceis, saiba como evitar
Como foi explicado anteriormente, existem dois tipos específicos e principais que podem causar a dor de ouvido, a otite média como sendo um deles, é a principal causa de dor de ouvido em crianças.
Isso se deve ao fato de que a dor de ouvido pode ser provocada por bactérias ou vírus de infecções respiratórias, resfriados e gripes, passando das vias áreas até o ouvido, ou seja, o fato de estar gripado pode atingir também o ouvido.
É o mais comum em crianças, devido a “facilidade” em contágio e imunidade baixa, incluindo também o fato de que crianças possuem a recente formação do corpo, e a tuba auditiva, responsável por ventilar o ouvido ainda é imatura e mais sensível. Com isso, todo cuidado é pouco, proteger e evitar limpezas exageradas é o indicado.
Como prevenir a dor de ouvido?
A prevenção é ligada diretamente com os cuidados e com o que se deve evitar de fazer. Primeiramente, a limpeza deve ser realizada com muita atenção e cuidado, pois o uso exagerado de hastes flexíveis e outros objetos pontiagudos podem machucar a parte interna, prejudicar o tímpano e a proteção interna (a limpeza em excesso), é sempre indicado realizar a limpeza com profissionais qualificados, principalmente de crianças, que possuem a recente formação.
Quando se trata de nadadores, o contato com água contaminada em excesso e sem os cuidados necessários pode trazer fungos e bactérias, que por sua vez irão causar as infecções; então foque sempre na proteção, secagem e higienização adequada e sempre nadar em espaços com manutenção correta de limpeza.
Outro cuidado que deve ser lembrado, é durante uma gripe ou resfriado, ter a higienização correta e sempre excreção de secreções, para evitar que cheguem ao ouvido, causando mais infecções.
No inverno a proteção dos ouvidos com toucas e protetores de orelhas também pode auxiliar na garantia de menos exposição ao vento e frio, protegendo os ouvidos e evitando a exposição a vírus e bactérias.
Sendo sempre indicado procurar o médico em qualquer manifestação de dor, infecção, incômodo, zumbido ou sintomas que fogem da normalidade. Consulte seu plano de saúde para saber a disponibilidade de profissionais otorrinolaringologistas e marque um atendimento para saber mais.
No Comments