27 abr Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: quais as diferenças
No momento que inicia a procura por um profissional responsável pela saúde através da alimentação, iniciam-se também as dúvidas sobre profissionais particulares, planos de saúde ou gratuitos, indicações de profissionais qualificados e principalmente, qual o mais eficiente para as necessidades do paciente que procura para determinado atendimento.
Saiba as principais informações sobre os profissionais de saúde: nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, a atuação de cada um e qual momento cada um deve ser procurado para atendimento.
Quais os sinais do corpo físico e mental que informam a necessidade de cuidar da alimentação?
Na realidade, não existe um período certo para investir em cuidados com a saúde através da alimentação, exercícios e práticas saudáveis, pois as mesmas são essenciais em qualquer fase da vida, equilibrando com algumas “folgas”, mas sempre impondo um controle.
A alimentação saudável e a prática de exercícios são maneiras eficientes de ter uma rotina controlada, maior disposição, menos cansaço físico e mental, evitar o desenvolvimento de doenças, garantir saúde no presente e principalmente, no futuro.
Entretanto, existem sintomas físicos e psicológicos que podem indicar que sua alimentação e sedentarismo prejudicam seu corpo físico e mental, ocasionando desde sintomas “leves” até o desenvolvimento de doenças graves.
Fique atento a esses sintomas, e caso se identifique, procure o profissional correto para estabelecer exames, dieta e exercícios indicados. São eles:
- cansaço físico;
- sensação de não ter forças e ânimo para realizar tarefas da rotina;
- irritabilidade/mau humor;
- queda de cabelo ou cabelo quebradiços;
- imunidade baixa (doente com frequência ou sem resistência na recuperação);
- mau hálito, intestino preso e acne fora do normal.
Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: em que cada profissional atua?
Antes de iniciar a procura pelo profissional, saiba exatamente diferenciar cada atuação e qual a finalidade da consulta, eliminando dúvidas com as informações corretas sobre cada um.
Nutrólogo
O nutrólogo se difere principalmente do nutricionista, visto que seu diploma segue um caminho diferente. O profissional nutrólogo conclui sua formação em medicina, que posteriormente terá sua especialização em nutrição, sendo responsável não somente por questões da alimentação, deficiência ou excessos de nutrientes.
Mas também fornecer diagnósticos de doenças e fornecer a prescrição de medicamentos por receita, visto que apenas a formação de medicina é capaz de fornecer.
A nutrologia é uma especialidade da medicina, sendo aceita oficialmente pela CFM (Conselho Federal de Medicina) desde 1972, no qual para atuar, é necessário concluir a faculdade de medicina e posteriormente a especialização em nutrologia.
A principal função do nutrólogo é diagnosticar doenças relacionadas má alimentação e sedentarismo, indicar o tratamento correto (incluindo a prescrição de remédios) e posteriormente fazer o acompanhamento para prevenir e cuidar, indicado para casos de:
- obesidade;
- diabetes;
- hipertensão arterial;
- distúrbios alimentares;
- controlar nutrientes do corpo;
- acompanhamento de cirurgias bariátricas, entre outros;
Endocrinologista
O endocrinologista também possui como sua formação, a medicina para posteriormente ter sua especialização em endocrinologia. Basicamente, o endocrinologista é médico que atua na avaliação de todo o sistema endócrino do paciente, suas taxas de hormônios e alterações significativas.
O mesmo é indicado para o tratamento de algumas das principais doenças relacionadas às taxas de hormônios do organismo, sendo elas:
- diabetes;
- distúrbios da tireóide;
- obesidade;
- hirsutismo (concentração de testosterona ou diminuição de estrogênio em mulheres);
- ovários policísticos;
- menopausa, andropausa, entre outros.
Para diferenciar principalmente do nutrólogo, o endocrinologista é responsável por doenças que têm como base não somente a alimentação, mas sim resultantes principalmente de variações das taxas hormonais, enquanto o nutrólogo, doenças que possuem a alimentação e sedentarismo como causas principais. A procura por um endócrino deve ser feita em casos de:
- alterações no ciclo menstrual;
- ganho ou perda de peso rápido;
- dificuldade na perda de peso;
- atraso ou puberdade precoce;
- excesso de pelos em mulheres;
- menopausa, andropausa;
- variação da tireoide;
- sintomas de diabetes, entre outros.
Uma diferença importante, o emagrecimento pelo endócrino só é indicado em casos de influências hormonais.
Nutricionista
O nutricionista por sua vez é formado em nutrição, sendo responsável em verificar excessos ou deficiências de nutrientes, vitaminas, proteínas; sempre através de indicações, orientações de práticas e manutenção de cardápios, sem a prescrição de remédios, focado apenas na alimentação e ações que trarão os resultados necessários.
Em casos de diagnóstico de doenças, obesidade ou distúrbios alimentares, o paciente deve ser encaminhado para um nutrólogo.
As principais funções do nutricionista são:
- desenvolver e fazer a manutenção de dietas que serão personalizadas e indicadas para cada paciente, de acordo com suas necessidades, focado em cada metabolismo, rotina e preferências;
- prepara cardápios de refeições que irão equilibrar e garantir todos os nutrientes, proteínas e vitaminas necessárias;
- indica a melhor preparação, horários para cada alimentação, além de indicar práticas de exercícios.
Agora que sabe o que cada profissional atua, é o momento de saber qual será indicado para suas necessidades.
No Comments