30 ago Cuidados na hora de praticar esportes e atividades físicas: como evitar uma lesão?
Seja por prazer, lazer, recomendações médicas, rotina saudável ou até mesmo como uma carreira profissional, o esporte e demais atividades físicas estão presentes na vida de muitas pessoas, desde os primeiros meses até o final da vida em muitos casos.
Os motivos que conduzem a procura por iniciar a praticar um esporte ou atividade são muitos, variando de pessoa para pessoa, mas sempre com objetivos benéficos no fim de tudo. Entretanto, a coordenação, preparação e posicionamento de determinada prática não serão sempre as mesmas, tudo irá depender das condições; sejam elas físicas, reação do corpo, cuidados, orientação e nível de prática.
Com isso, entenda quais são os cuidados indicados na hora de praticar esportes e atividades físicas para evitar uma lesão.
Escolha qual esporte ou atividade física irá investir seu tempo e esforço
O primeiro passo para definir os cuidados e orientações para evitar lesões ou possíveis ferimentos, é definir qual ou quais atividades serão exercidas. Para isso, tudo depende das suas opções, do que sua região disponibiliza e das suas condições físicas e psicológicas.
Então posicione suas necessidades, e principalmente o objetivo central; para isso é interessante procurar por ajuda profissional, se sua questão é saúde física ou mental, por determinada condição adquirida (diabetes, obesidade, sedentarismo, colesterol alto, entre outros casos) o indicado é marcar uma consulta com nutricionista, e posteriormente seguir as orientações do mesmo, combinando alimentação regulada e o exercício de acordo com o que o profissional indicou.
Caso o objetivo envolva estética, melhoria de autoestima ou até questões pessoais como melhoria da rotina, saúde mental, hobbie ou lifestyle (estilo de vida), o indicado é mesmo pesquisar o que está disponível na rua região, que seja um exercício que você goste (principalmente se você tem dificuldades em constância na prática).
O mais procurado são esportes e exercícios em academias e centros esportivos, como, por exemplo: musculação, natação, hidroginástica, ginástica, yoga, ciclismo, dança, esportes de quadra (futebol, voleibol, basquete, tênis), crossfit, entre outros.
Se seu principal motivo é a estética e atingir um padrão corporal, lembre-se de acima de tudo priorizar sua saúde física e mental
É importante evidenciar o cuidado com a saúde física e mental mesmo se não for o motivo principal para a procura por esportes e atividades físicas. Para muitas pessoas a principal procura é para ter um corpo musculoso, evitando sobrepeso, celulite e atingir o padrão estético que cada um espera de si.
Entretanto, há uma ponte entre focar na estética e ainda ter um corpo saudável, principalmente em relação à saúde mental. A expectativa pelo corpo “dos sonhos” pode engatilhar questões psicológicas de transtornos alimentares (bulimia, anorexia, transtornos alimentares compulsivos, depressão e transtorno de ansiedade), além de claro, prejudicar a saúde física quando a alimentação e frequência de exercícios não são regulares (de acordo com cada necessidade, cada corpo e principalmente cada indicação médica).
É importante ter segurança mental com o objetivo, entender que cada corpo reage de uma forma e que não é saudável “passar dos limites”. Os extremos de não praticar exercícios ou praticar em excesso, podem ser prejudiciais. Cuidado e sempre tenha orientações profissionais.
Cuidados na hora de praticar esportes e atividades físicas
Como foi indicado anteriormente, é sempre importante seguir as orientações de um profissional, seja ele nutricionista, personal trainer, professor de educação física ou o treinador. Preste atenção nas reações do seu corpo e como o mesmo está se adaptando.
- Antes de iniciar a prática, faça sempre um alongamento. Esse simples ato pode evitar lesões, “mal jeitos” e torções;
- Mantenha seu corpo hidratado e bem alimentado para ter força e disposição para a prática;
- Se você não possui o costume, está começando um esporte diferente ou quer avançar o nível da prática, comece aos poucos respeitando suas limitações, não force o corpo e se possível, tenha acompanhamento profissional;
- O local da prática deve ser um ponto de foco para quem é praticante de alguma atividade. Se você pretende correr ou caminhar, atente-se em praticar em ambientes lisos e seguros, evitando quedas e lesões. Se pretende praticar algum esporte ou atividade, invista em academias e centros esportivos relevantes e de confiança, com profissionais dedicados e atenciosos;
- Use a vestimenta correta, principalmente tênis e itens de proteção;
- Faça a prática conforme a adaptação e desenvolvimento saudável do seu próprio corpo, foque em sua saúde e sua própria evolução.
No Comments