27 jul Como cuidar da saúde dos ouvidos no inverno? 6 dicas indispensáveis
Em breve o inverno estará chegando e acompanhado dele chegarão às baixíssimas temperaturas, frios intensos e necessidade de cuidados específicos para evitar qualquer prejuízo e problemas de saúde causados pela variação da temperatura.
Muitos indivíduos amam o clima mais gelado e fresco, mas, para quem trabalha fora, tem uma rotina diária corrida ou a imunidade baixa, é preciso se atentar a determinados cuidados e detalhes que são indispensáveis para evitar resfriados, gripes, vírus, pele ressecada e até mesmo pneumonia.
Quando se deve começar os cuidados com o inverno?
Os cuidados com o inverno não devem começar no início da estação, mas sim na preparação da sua chegada, logo no outono quando as temperaturas começam a baixar.
Preparar o corpo, a casa e principalmente o guarda-roupa são orientações essenciais para que o frio chegue e tudo esteja pronto para proteger e evitar a proliferação de doenças e desconfortos causados pelo inverno.
Não só para essa estação, mas estar em dia com vitaminas do corpo, hidratação, alimentação saudável e atividade física constante, são orientações médicas relevantes para garantir saúde, e consequentemente alta imunidade.
O indicado é assim que o outono se inicia, o frio pode começar a “dar as caras”, por isso é importante começar a faxina de outono, ou seja, retirar do guarda-roupa as roupas de inverno, agasalhos, sapatos e cobertores, organizá-los, higienizá-los e deixá-los prontos para uso.
Assim como quando as roupas de inverno não servem, ter um tempo suficiente para comprar, se preparar e doar as anteriores para campanhas do agasalho. Lembre-se que a higienização é muito importante para evitar a proliferação de bactérias e sujeiras.
Algumas idades necessitam de maiores cuidados, se atente a saúde de bebês e idosos
É um fato que independentemente da idade, a saúde deve estar sempre no topo de prioridades de qualquer indivíduo e família. Mas, existem faixas etárias que são mais expostas e possuem mais riscos de se prejudicarem com resfriados que para muitos são “simples” e “passageiros”.
Bebês devido a formação recente do corpo, e a tuba auditiva, responsável por ventilar o ouvido, ser imatura e mais horizontal do que a tuba auditiva de um adulto, necessita de mais cuidados, pois qualquer dor é um incômodo muito desagradável. Assim também são com idosos, que se encontram em uma fase mais delicada e frágil, nos quais os mais simples cuidados são dobrados.
A saúde dos ouvidos é uma das maiores preocupações do inverno
Resfriados virais e gripes existem o ano todo, entretanto, a infecção e dores de ouvido são características do inverno, devido às suas baixíssimas temperaturas e exposição a ventos fortes, principalmente para quem possui rotinas matinais e noturnas.
Não existe segredo, basta se esforçar para protegê-los e garantir que a imunidade não esteja abaixo do indicado, para não deixar o corpo exposto. Apesar de serem dicas simples, requerem muita atenção para todas as orientações de cuidados, quem já teve dores no (s) ouvido (s), sabe que além de ser extremamente doloroso, é um incômodo constante incômodo.
6 dicas indispensáveis de como cuidar da saúde dos ouvidos no inverno
1. O primeiro e mais importante, se agasalhe e proteja os ouvidos o tempo todo
A mais eficiente alternativa para proteger os ouvidos de infecções é impedir sua exposição em ventos fortes, garoas ou mesmo ao ambiente gelado do inverno. Agasalhe todo o corpo com moletons e roupas grossas, incluindo os ouvidos com toucas, gorros ou tapa-orelhas.
É importante que mesmo que não esteja sentindo um frio forte, os ouvidos ainda sim devem estar protegidos, principalmente de bebês e crianças, devido a sua formação não completa.
2. Faça a higienização e seque os ouvidos corretamente
Bactérias e fungos podem proliferar em ambientes úmidos, então, após o banho é importante secar corretamente e higienizar, sem movimentos fortes e agressivos.
3. Evite contrair gripes, resfriados e infecções
Parece óbvio, mas, evitar contrair gripes e resfriados é uma forma de evitar que sua imunidade baixa, evitando a exposição dos ouvidos a infecções. Se alimente corretamente, tome as vacinas antigripais e evite contato com pessoas contaminadas.
4. Evite cotonetes
E outros instrumentos de limpeza, para uma higienização profunda procure médicos especializados.
5. A proteção de ouvidos de crianças e bebês deve ser dobrada
Os ouvidos de crianças e bebês não estão completamente formados como os de um adulto, possuindo algumas diferenças que expõem as crianças aos riscos de infecções e dores. Então, mesmo que para um adulto não esteja tão frio, proteja corretamente os ouvidos das crianças com toucas e gorros.
6. Se agasalhe mesmo dentro de casa
É importante estar agasalhado e protegido mesmo dentro de casa ou em ambientes fechados, visto que é indicado que sempre tenha ventilação correta em qualquer ambiente, então a exposição ao vento ainda é um risco, mesmo que necessária.
No Comments