06 abr Câncer de pele: como se prevenir
Um dos maiores medos em relação a patologias, ou seja, as doenças que percorrem qualquer idade, classe social e em qualquer momento da vida, é o do câncer.
O câncer é um termo médico que abrange mais de 100 diferentes tipos de patologias malignas, também conhecido como neoplasia, que basicamente é gerado por um crescimento incomum e incontrolável de células, que são capazes de invadir tecidos vizinhos e com isso, tornam-se células cancerígenas.
Alguns dos tipos de câncer que mais afetam a sociedade são: câncer de próstata, câncer de mama, câncer de pulmão, melanoma, leucemia, câncer de pele, entre outros. Aprenda hoje, o que é, como age e como prevenir o câncer de pele.
O que é o câncer de pele?
O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de neoplasia que atingem parte da população mundial. Em uma pesquisa realizada pela Atlas de Mortalidade por Câncer, foi registrado cerca de 2.616 mortes de câncer de pele no Brasil, sendo 1.488 vítimas homens e 1.128 vítimas mulheres, além da informação de 66.280 casos novos no ano de 2021.
Sendo uma patologia grave e que atinge uma parte considerável da população. Basicamente, o câncer de pele é gerado a partir de um crescimento desordenado de células anormais na derme ou epiderme, as camadas da pele, sendo a sua mutação, as origens dos tumores desse câncer.
Existem registrados 3 tipos divergentes do câncer de pele e suas manifestações, sendo eles nomeados como: Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e o Melanoma; que causam respectivamente:
- nódulo branco ou mancha escamosa;
- presença de células escamosas presentes na camada superficial da pele;
- e uma manifestação rara do câncer e que tem origem nas células que produzem melanina.
O câncer de pele pode surgir em qualquer faixa etária, apesar de ser comum seu surgimento entre 50 a 80 anos, seja pela exposição excessiva aos raios solares, ou geneticamente.
Quais os tipos de manifestações?
As manifestações do câncer de pele dependem do tipo de câncer de pele que foi diagnosticado (os que foram citados anteriormente) e os sintomas se divergem. Os sintomas mais comuns são:
- pintas que aumentam de tamanho ou possuem mutação divergente no tamanho
- pintas que coçam, sangram ou mudam de cor
- tumores na pele com aspectos de lesões semelhantes a verrugas
- nódulos sobrelevados ou com tom avermelhado.
Ou seja, qualquer manifestação diferente de verrugas, pintas, manchas ou tumores anormais. Para isso, é necessário observar o corpo, a pele por completo, e analisar qualquer manifestação diferente na pele e procurar um profissional da saúde.
Quais os fatores que podem gerar o câncer de pele?
Os principais fatores que podem gerar o câncer de pele são alguns cuidados básicos que podem prevenir e evitar a sua proliferação, sendo eles:
- exposição solar sem proteção que aumenta o risco de adquirir o câncer ao longo da vida;
- características genéticas da pele como cabelos, pele e olhos claros, albinismo, peles que possuem dificuldade de atingir bronzeado, peles que possuem muitas pintas;
- histórico familiar e imunidade enfraquecida.
Por isso, além de cuidar da proteção solar, roupas e chapéus de proteção, é importante observar aspectos da pele, pintas e demais manifestações.
Como se prevenir do câncer de pele?
Apesar de ser uma doença que pode ser hereditária, advinda da genética do indivíduo, existem alguns métodos de prevenção, como uma forma de proteção para que a doença não seja adquirida por uma ação voluntária.
Primeiramente, o câncer de pele é uma patologia que pode ser originada pela exposição excessiva ao sol, devido a isso, a proteção solar é um fator de extrema importância para prevenir o câncer no futuro, pois as ações do presente podem
impor o desenvolvimento da doença na fase adulta ou idosa.
Usar corretamente o protetor solar com o fator de proteção correta para a pele do indivíduo, mesmo em dias nublados ou sem exposição direta ao sol, proteger o corpo com bonés, chapéus, roupas específicas, e também o principal, evitar exposição direta e excessiva ao sol.
A prevenção também é, além de tomar cuidados, observar o corpo e suas manifestações; é sempre indicado em casos de histórico familiar de câncer, realizar exames constantes para checar a saúde do corpo e cuidados necessários.
O câncer quando descoberto em estágio inicial, tem maiores chances de cura e de uma vida saudável.
No Comments