21 jan Benefícios da portabilidade no plano de saúde
Você conhece a funcionalidade disponibilizada em alguns planos de saúde, denominada de “portabilidade”?
Antes de trazer sua funcionalidade e inúmeras vantagens que são oferecidas com a portabilidade, saiba que essa é uma função muito comum e acessível que muitas empresas estabelecem em seus planos de saúde, como uma forma de não apenas fornecer benefícios aos seus contratantes, mas para que a mesma obtenha vantagens e um número maior de clientes.
O que é e qual a função da portabilidade no plano de saúde?
A portabilidade no plano de saúde é uma função que as empresas disponibilizam para transferir o contrato já oficializado, oferecendo a possibilidade de mudar planos, serviços, adicionais, dependentes, entre outras; sempre com o foco em melhoria e fornecer cada vez mais um serviço de qualidade ao consumidor.
É apenas fazer a mudança de serviços, sem que isso altere a proposta estabelecida anteriormente no contrato, apenas uma mudança nos serviços e valores. Sendo um procedimento permitido pela legislação e pela ANS (Agência Nacional de Saúde).
Todos os planos de saúde podem realizar a portabilidade?
Na teoria, sim. Entretanto, existem algumas regras estabelecidas pela legislação que determinam se a portabilidade é autorizada no caso de cada contrato, empresa e cliente.
Primeiro, o contrato deve ter sido realizado e oficializado após o mês de Janeiro do ano de 1999 e/ou ter sido adaptado à Lei Planos de Saúde; o prazo pela 1° portabilidade deve ser de 2 anos após o plano original; para a 2° portabilidade, o mínimo da permanência da anterior é de 1 ano. Mas, todos os planos devem disponibilizar, mesmo com as regras da lei, a possibilidade da realização da portabilidade.
Benefícios da portabilidade no plano de saúde
A portabilidade no plano de saúde é uma forma exclusiva que empresas fornecem com o objetivo de beneficiar seus clientes.
Primeiramente, a própria função da portabilidade já é um benefício diferenciado e que pode facilitar burocraticamente as necessidades de um usuário de plano de saúde; podendo fazer essa transferência de plano, adicionar ou alterar serviços, atendimentos, valores, entre outros; isso tudo sem prejudicar ou anular o contrato oficializado, sendo o maior benefício que uma empresa é capaz disponibilizar.
A burocracia de um contrato feito de forma que os serviços não serão de fato aproveitados, podem ser evitados, uma vez que o cliente possui essa flexibilidade para utilizar seu plano da melhor forma possível.
Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), uma das principais responsáveis pelos direitos e deveres referentes aos planos de saúde, foram cerca de 122 mil solicitações para a realização de portabilidade de planos de saúde no ano de 2021, sendo em sua maioria para obterem planos de saúde mais acessíveis financeiramente.
Sendo essa, uma das melhores vantagens para os clientes, que podem diminuir o valor pago no plano, mas ainda podendo continuar como cliente sem a quebra do contrato e valores exorbitantes de multas.
O fato de poder não somente cancelar, mas adicionar serviços, atendimentos e dependentes no plano de saúde é uma ótima vantagem, principalmente referente a imprevistos.
Um exemplo simples é uma situação específica de saúde que pode ser tratada em um plano de saúde, entretanto, os serviços não estão disponíveis para seu plano; a portabilidade será essencial para adicionar novos serviços ou alterar o plano de saúde para um mais abrangente, sem haver uma multa. Ou mesmo adicionar novos membros, novos dependentes para usufruir do plano.
São vantagens exclusivas e apenas oferecidas em caso da portabilidade ser aprovada, sempre respeitando as regras principais que foram instruídas anteriormente.
Apesar de ser ainda sim uma burocracia, pode ser uma forma mais simples e fácil de lidar com a alteração, adição ou cancelamento de planos que não estão mais funcionando para determinada realidade.
A satisfação dos clientes ainda sim, é a prioridade não somente das empresas, mas também da Agência Nacional de Saúde.
No Comments