01 mar Atividades físicas que ajudam a diminuir a ansiedade
Segundo uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é considerado o país mais ansioso levando em consideração número de diagnóstico e pessoas que estão em tratamento dessa condição.
Em 2022 foram documentadas mais de 18 milhões de pessoas que possuem o diagnóstico de transtorno de ansiedade, em alguns casos combinados com outras condições psicológicas.
O surgimento depende muito de como é a rotina de trabalho, estudos ou outros casos, o histórico de vivências da pessoa (traumas, medos, anseios) e situações específicas que possam acontecer. O importante é saber como surgiu e como diminuir ou estabilizar a ansiedade; e uma das formas mais indicadas é a prática de atividades físicas.
O que é para a medicina, o transtorno de ansiedade?
Denominado na medicina como “Transtorno de Ansiedade Generalizada” (TAG) é um distúrbio psicológico que tem como fundamento uma reação diante de determinadas situações (que podem variar de pessoa para pessoa) que tendem a provocar medo, anseio, preocupação, dúvidas e pensamentos negativos.
Para a medicina, a ansiedade é a preocupação excessiva ou “expectativa apreensiva”, que no qual fogem do controle racional do paciente; sendo considerada um distúrbio quando ultrapassa o período de 6 meses e causam sintomas específicos.
Entretanto, não confunda o transtorno de ansiedade com “sentir-se ansioso” referente a sentimentos de esperar por um acontecimento, como uma data especial ou um compromisso programado; a ansiedade trata-se de uma doença presente na “Classificação de doenças mentais” (DSM.IV) em que o portador não possui controle mental e que pode acarretar outras condições mentais, atrapalhando a sua rotina, trabalho, lazer e bem-estar do paciente; interferindo em toda saúde física e mental do portador.
Como é feito o diagnóstico? O que devo observar nos sintomas?
O diagnóstico pode ser feito por profissionais da medicina que atuam nos cuidados de doenças e transtornos psicológicos, com avaliações de psicólogos ou psiquiatras. O médico irá avaliar criticamente o histórico do paciente, seus principais sintomas, as situações que os causam e após seu diagnóstico, começar o tratamento indicado para cada caso.
Todavia, o tratamento que envolve o uso de medicamentos controlados (com receitas), só podem ser receitados por Psiquiatras; neste caso o psicólogo irá avaliar a condição do paciente e caso veja necessidade irá encaminhar para um Psiquiatra para iniciar a medicação indicada.
Com isso, é importante antes mesmo de iniciar o tratamento, saber analisar seus sintomas ou de pessoas a sua volta para entender quando há a necessidade de procurar o tratamento e entender de fato que existe uma condição de ansiedade.
Basicamente, entender quando há a necessidade de procurar tratamento não existe uma regra, se você sentir que precisa de acompanhamento de um psicólogo e que não consegue entender, raciocinar e “enfrentar” alguns medos e situações, procure imediatamente um profissional de confiança.
Apesar disso, os principais sintomas de ansiedade são:
- Fadiga;
- Medo em excesso;
- Irritabilidade;
- Náuseas;
- Dores no peito;
- Dor de cabeça;
- Diarreia.
- Aumento de pressão arterial;
- Falta de ar (sensação de traqueia trancada);
- Dificuldade de concentração e em realizar determinadas tarefas.
Principais atividades físicas que ajudam a diminuir a ansiedade
Um dos tratamentos mais eficazes contra sentimentos de ansiedade em estágio inicial e até para pacientes que já fazem o tratamento há determinado tempo, é a prática recorrente de atividades físicas. Isso porque a atividade física quando realizada libera serotonina, hormônio capaz de estimular o corpo ao mesmo tempo que atua relaxando a mente, impedindo que sensações de medo, aflição e preocupação sejam estimulados.
Entretanto, é importante iniciar a prática de atividades físicas com algum esporte ou modalidade que você ache divertido e também prazeroso, facilitando a estabilidade diária na prática. Principais atividades e esportes indicados, são os que mais queimam calorias, sendo elas:
- Natação;
- Futebol;
- Basquete;
- Vôlei;
- Ginástica;
- Ballet;
- Hidroginástica;
- Danças, “zumba”;
- Musculação (esteira, musculação com pesos, corrida);
- Crossfit (modalidade que incluem várias práticas em um treino preparado);
- Qualquer esporte que te desperte prazer e boas sensações após a prática.
No Comments