05 jul A importância da atividade física na terceira idade: 5 indicações de atividades físicas para idosos
Uma das fases mais importantes e que necessita de muita atenção, é a terceira idade, ou seja, a fase em que adultos tornam-se idosos. É o período que o trabalho já não é mais a grande prioridade, a família, amigos, descanso, lazer e atividades físicas tornam-se o grande ponto da vida, aproveitando e repousando sem preocupações da vida adulta.
Apenas aproveitando a evolução dos filhos e curtindo a presença dos novos integrantes da família, netos, bisnetos, entre outros. Contudo, é uma fase que é comum que se desenvolvam alguns problemas de saúde decorrentes do trabalho e ações de toda uma vida, então é importante estar atento a alguns cuidados; entre eles, a prática de atividades físicas na rotina.
A importância da atividade física também na terceira idade
Como citamos anteriormente, a terceira idade é uma fase que pode acarretar os resultados de toda uma vida, de trabalho, práticas, alimentação e cuidados (ou ausência deles) a longo prazo.
Por isso, muitas pessoas procuram por métodos de garantir uma saúde estável e principalmente conseguir realizar o máximo de atividades da sua rotina sem se machucar, sentir cansaço, fraqueza ou dores; com isso, é sempre indicado por profissionais da saúde a prática recorrente de atividades físicas.
Na realidade, a principal indicação é que as atividades físicas estejam presentes em todas as fases da vida, que combinadas com uma alimentação saudável, podem garantir uma melhor fase adulta e idosa.
Não é necessário ter sido um atleta na juventude para praticar atividades físicas na terceira idade, todo momento é o ideal para começar
Nunca é tarde ou “perda de tempo” começar a se exercitar, independente da idade, das condições físicas (no caso sedentarismo ou ausência recente de práticas de exercícios), e do tipo de exercício realizado, todos são válidos de acordo com cada condição e necessidade.
Apesar dos profissionais da saúde e da educação física indicarem que a prática de exercícios físicos desde a infância até uma constância na vida adulta para que no futuro, na terceira idade, a saúde seja um pouco mais estável com mais disposição, evitando doenças principalmente, é possível sim começar a se exercitar sendo um idoso.
É claro que é importante ressaltar que a constância de exercícios, o tipo de práticas e o método de realização deverão ser indicados e acompanhados por profissionais da saúde e profissionais do esporte especializados nas condições de saúde e disposição de idosos. O acompanhamento e a orientação são essenciais para evitar fraturas e ferimentos graves, de acordo com cada condição estabelecida.
Como foi citado anteriormente, idosos com um histórico de esportes e práticas constantes de exercícios, possuem maior disposição e mobilidade, enquanto outros precisam desenvolver esse lado “esportista”.
Procure um centro de esportes ou atividades físicas com profissionais especializados na mobilidade de idosos
O ideal para iniciar a prática de atividades físicas na terceira idade é investir em um espaço especializado, com esportes e exercícios indicados para os idosos e profissionais capacitados, que estarão dispostos a ter paciência, garantir mobilidade correta, garantir movimentos eficazes e com cautela de acordo com cada necessidade.
É muito comum que nessa fase os exercícios sejam desenvolvidos e realizados com um fisioterapeuta, que irá avaliar cada caso e indicar o ideal. Consulte o médico geriatra e também faça uma avaliação com um fisioterapeuta do seu plano de saúde e foque no que será ideal para a necessidade do idoso em questão.
5 indicações de atividades físicas para idosos
Lembrando que são atividades físicas que são indicadas para idosos de forma generalizada. Cada condição deve ter uma indicação e orientação do profissional de saúde e confiança do idoso e familiares.
- Alongamento (podendo ser realizado em casa ou ao ar livre para estimular o psicológico);
- Caminhada ao ar livre ou em esteiras;
- Hidroginástica;
- Dança;
- Pilates.
No Comments