09 ago A chegada do inverno: 5 cuidados com a saúde respiratória no frio
Com os ventos de outono já presentes na temporada e o inverno se aproximando no próximo dia 21 de junho deste ano, as preocupações e cuidados giram em torno dos malefícios que o frio pode causar principalmente à saúde.
Muitas pessoas gostam muito do frio, de passar um tempo aproveitando de forma interna e externa aquela sensação gelada e até mesmo para preparar alguns pratos culinários ideais para esse tempo frio. Mas, independentemente de gostar ou não da temperatura baixa, é importante ainda ter alguns cuidados e precauções com a saúde respiratória.
O ideal para o inverno é se preparar antes da estação chegar
A preparação para as temperaturas mais baixas deve começar antes mesmo da virada de estação, já no outono, período no qual o frio se inicia e é possível ter sensação do que estará por vir no inverno.
Organizar sua roupa de cama mais grossa e resistente ao frio, checar as se será necessário mudar o guarda roupa (se as roupas então utilizáveis e quentinhas), limpar tudo e deixar tudo de forma acessível para quando o frio chegar. Já no outono é possível que surjam as necessidades de se agasalhar, então não deixe para a última hora.
O frio pode esconder algumas precauções necessárias, esteja atento aos cuidados básicos
O inverno traz a temperatura mais fria e ventos extremamente gelados, inclusive podendo até causar geadas e neve em algumas partes do país, com isso as preocupações com a saúde surgem. Muitas pessoas são amantes de frio e esperam o ano todo para a chegada dessa estação, tanto pela vestimenta, passeios, momentos, tanto pela culinária “mais quente” para a época.
Entretanto, até quem ama o inverno deve se atentar a alguns cuidados com o frio para evitar a queda da imunidade, vírus, bactérias e em conjunto, gastos inesperados. Investir em uma vestimenta de qualidade para aquecer e proteger é o básico, mas não se deve esquecer da higiene.
Devido a queda de temperatura é normal que priorizamos evitar a água gelada e consequentemente, evitar uma forma importante de proteção contra vírus, bactérias e com eles os resfriados, gripes, pneumonias; por isso é muito importante fazer a higienização dos espaços (principalmente se alguém no ambiente estiver resfriado ou gripado), além de arejar o ambiente também deixar o sol atingir as janelas e sempre fazer a higienização de cobertores, roupas de cama, cortinas e tudo que pode acumular bactérias e sujeira.
A proteção contra as baixas temperaturas também deve ser em casa/ambientes internos
Uma das formas de se proteger contra o risco de desenvolver algum vírus, resfriado ou gripe é proteger o corpo de se expor ao frio e aos germes (muito comum com os ambientes sempre fechados e aquecidos).
Então é muito importante alcançar um equilíbrio: durante o dia, deixe o ambiente receber luz natural do sol, abra as janelas e o ambiente e deixe o ar circular. Aproveite para tomar um sol e higienizar todos os ambientes e roupas (sempre fazendo a limpeza e troca de roupa de cama, cobertas e vestimentas).
A saúde pode sofrer com o frio, então esteja atento. 5 cuidados com a saúde respiratória no frio
É difícil escapar da gripe e dos resfriados muito presentes no outono e inverno, mas é possível evitar a proliferação e desenvolvimento dos mesmos com alguns cuidados básicos. Anote todas as dicas:
- Evite ao máximo a exposição a ventos gelados (noite), geadas e chuvas, protegendo o corpo do choque térmico que o frio pode causar;
- Cuide da sua imunidade, invista em uma alimentação balanceada e saudável, incluindo alimentos ricos em vitaminas e minerais, mantendo sempre a hidratação e em alguns casos, até fazendo o uso de vitaminas em cápsulas como um complemento da imunidade (evitando a fraqueza do organismo em reagir a esses vírus e bactérias);
- Se você reside em uma casa com muitas pessoas, ambiente de trabalho, escola, universidade, entre outros casos, foque em garantir que os ambientes estejam ventilados (de forma natural) e haja circulação de ar, evitando a proliferação de germes caso alguém esteja resfriado;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal;
- Invista em produtos de higiene que foquem na limpeza e higienização completa, eliminando bactérias, vírus e germes.
No Comments