31 ago 6 atividades físicas que podem ajudar a diminuir o colesterol alto
Uma das condições mais silenciosas que afetam o corpo humano, se tornando um inimigo fatal, é o colesterol alto. É denominado de “silencioso” pois não existem sintomas específicos e únicos dessa condição, apesar de ainda possuírem algumas manifestações (que para algumas pessoas, podem passar despercebidas).
É por esse principal motivo que a prevenção é o maior ato de cuidado para evitar a manifestação do colesterol alto, ou seja, evitar que o mesmo fique elevado e tenha complicações advindas disso, como: AVC, infartos ou insuficiência cardíaca.
O que é colesterol alto?
Primeiramente, entenda o que é essa condição, pelo que a mesma é causada e quais as principais informações que precisa saber sobre. De início, é importante saber que o colesterol em si não é uma doença e não é uma condição anormal, pelo contrário, é um composto de gordura importante para a saúde.
Presente em todas as células do organismo e que auxilia no funcionamento correto do corpo, em funções de: produção de vitaminas, ácidos biliares, transporte de gordura do fígado para o restante do corpo, entre outras. O colesterol alto é quando o valor se excede e passa a prejudicar o corpo.
Ou seja, o problema não está no colesterol, e sim quando o mesmo passa a ser elevado, a ter muita gordura nos vasos sanguíneos. Existem dois tipos de colesterol: o colesterol LDL (ruim) e colesterol HDL (bom), possuindo funções e valores distintos em relação a saúde.
O colesterol LDL transporta colesterol para as células e para uma pessoa saudável, deve seguir em média esse padrão: colesterol LDL – <115mg/dl. Enquanto o colesterol HDL transporta colesterol para o fígado, para depois ser eliminado, e por sua vez deve seguir em média o padrão: colesterol HDL – >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher.
Quando o colesterol pode ser considerado alto?
Como foi citado anteriormente, existe uma média que o colesterol deve seguir para ser considerado estável, mas, esse número pode variar de acordo com cada organismo, devido a isso é necessário fazer um exame para que os profissionais de saúde imponham o valor máximo para cada organismo seguir, assim também os exames garantem maior controle e prevenção.
Para ter uma média, é possível ter a métrica dos valores citados anteriormente, e também através dos exames de sangue feitos anualmente ou semestralmente. Outros sintomas físicos que o colesterol alto causa são: aumento da sensibilidade e inchaço na região da barriga, xantelasma (bolinhas de gordura), náuseas, entre outros.
Quais práticas causam colesterol alto?
É possível que o colesterol alto seja genético, adquirido hereditariamente ou de acordo com o organismo. Entretanto, em sua maioria o colesterol alto é uma condição adquirida de acordo com práticas incorretas de alimentação e sedentarismo.
O consumo exagerado de alimentos com gorduras, açúcar, sal e glúten, combinados com a ausência de práticas de exercícios e outras modalidades que movimentam o corpo, causam o acúmulo de gordura no interior das veias, que por sua vez causará o colesterol alto e outras complicações.
6 atividades físicas que podem ajudar a diminuir o colesterol alto
Um dos principais tratamentos indicados pelos médicos para diminuir e estabilizar o colesterol, é a prática constante de exercícios físicos combinada com alimentação saudável e em caso de necessidade, medicamentos receitados pelo médico que acompanha o tratamento.
O exercício é o principal fator que irá auxiliar na diminuição, além de fornecer vários outros benefícios para a saúde. Muitos médicos afirmam que o segredo da saúde garantida no presente e futuro, é ter uma rotina de exercícios físicos semanal, e se possível, até diária.
1. Caminhada
A caminhada pode ser a primeira prática para se iniciar em casos de sedentarismo, podendo começar todos os dias por cerca de 30 minutos, aumentando a quantidade e intensidade gradativamente de acordo com a adaptação do corpo.
2. Corrida
A corrida é considerada uma prática mais intensa e com resultados mais rápidos, devido ao seu impacto no corpo em menos tempo. Indicado começar em uma esteira na academia com um especialista, ou mesmo seguindo orientações profissionais para evitar lesões.
3. Natação
A natação é um esporte divertido e com grandes resultados, sem ser um esporte nitidamente cansativo, visto que a água traz a prática mais intensa com mais leveza, treinando os músculos e a respiração.
4. Dança
A dança recentemente tornou-se uma prática cada vez mais presente e disponível nas academias, desde ballet, jazz, até pole dance e danças com coreografias divertidas em tendência. Sendo uma prática divertida, que queima calorias e tonifica o corpo.
5. Musculação
A musculação é a prática mais conhecida e mais intensa para emagrecimento e tratamentos de saúde, disponibilizada em academias com a orientação e ajuda de profissionais.
6. Bicicleta/Ciclismo
Como sendo também uma alternativa divertida, o ciclismo está em tendência e além de ser uma opção para perder peso, tratamento de saúde, impedir o sedentarismo e a obesidade, ainda torna-se um hobby para muitos indivíduos;
Escolha a prática que for mais prazeroso, divertido e que irá se encaixar em sua rotina e adaptação do corpo. Em caso de dúvida, consulte um profissional da saúde e de educação física.
No Comments