28 jun 5 cuidados com a sua pele no frio! Consulte o Dermatologista do seu Plano de Saúde
Todas as mudanças externas e internas são fatores que influenciam e são capazes de ocasionar modificações na textura, hidratação, acnes, brilho, ferimentos e aspecto da pele.
Com a chegada atual do outono e posteriormente o período da estação do inverno que se aproxima, é importante estar atento com dois pontos importantes: as necessidades da sua pele enquanto aspectos particulares da mesma e também as necessidades de acordo com a mudança do clima, ou seja, da temperatura mais quente e úmida, para o tempo mais frio e seco do inverno.
Lembre-se sempre de consultar um profissional dermatologista para maiores informações e tirar suas dúvidas com avaliação.
É importante antes de tudo conhecer sua pele
Antes de entender quais as mudanças que devem ser incluídas em sua rotina de cuidados com a pele no frio, entenda como funciona o seu corpo e as necessidades do mesmo de forma básica. Existem três tipos de peles, destacando para o foco no rosto; pele oleosa, seca e mista.
Ambos tipos podem ocasionar períodos mais secos, mais instáveis em oleosidade, cravos e acnes e até mesmo variar de acordo com alguma alteração (temperatura, clima, hormônios, reação a produtos, entre outros). Com isso, avalie sua pele em relação às condições padrões, aspectos que são evidentes e que reagem da mesma forma diariamente, mesmo com o uso de determinados produtos.
Se sua pele é oleosa, pode tornar-se seca no inverno, e se a sua pele é seca, pode piorar ainda mais o aspecto com o frio, então é importante estar preparado; investir em produtos corretos para suas necessidades.
A avaliação para entender o seu tipo de pele pode ser feita por profissionais da saúde, estética e principalmente um médico dermatologista. Entre em contato com o seu plano de saúde e marque sua consulta.
A limpeza, hidratação e proteção são passos básicos para todas as estações do ano
Independente do seu tipo de pele, do clima ou temperatura, a rotina com a pele deve seguir o mesmo padrão, até para garantir os resultados que já estão sendo benéficos e para impedir que a pele sofra consequências da mudança total da rotina.
A limpeza, hidratação e proteção são os passos básicos para que a pele, do rosto principalmente, esteja devidamente preparada, higienizada e protegida também no inverno. O sabonete é indicado que seja neutro, ou focado para o seu tipo de pele (ou para tratamento de acne caso necessário), sempre higienizando com movimentos circulares e secando o rosto de forma leve.
A proteção e hidratação vem em seguida; seguindo o fator de proteção da sua pele e a hidratação de acordo também com seu tipo de pele.
5 cuidados com a sua pele no frio
Com a chegada do inverno é importante intensificar os cuidados com a pele e se atentar a sua rotina no frio
1. Siga com o uso do protetor solar mesmo no inverno
Um dos maiores mitos do uso do protetor solar é que seu uso é exclusivo para situações de ambientes externos e com acesso ao sol. Entretanto, a proteção gerada vai além da exposição; envolve a proteção contra raios UVB e UVA que podem ter acesso mesmo sem a exposição direta ao sol. Além da função de proteger contra envelhecimento, queimaduras, melhorar a textura da cicatrização da pele pós acne, entre outros casos.
2. A hidratação deve ser dobrada ou com produtos mais intensos, até em peles mais oleosas
toda pele precisa de hidratação diária, focando em impedir que a pele se sobrecarregue nessa função (situação que intensifica a produção de oleosidade). Se você tem a pele seca, pode ser necessário intensificar o uso do hidratante (um mais potente, ou passar em maior quantidade) durante o inverno, tanto em relação ao rosto, quanto ao corpo.
3. Evite o banho quente para a área do rosto
O banho quente é um grande queridinho durante o inverno, devido ao clima frio e o relaxamento que o mesmo fornece em um dia cansativo. No entanto, para o rosto a água pode não ser tão benéfica, podendo atuar na hidratação natural da pele afetando a barreira cutânea. O ideal é nunca remover a oleosidade por completo, além de, claro, a pele do rosto ser mais sensível.
4. Hidrate também corpo, principalmente as partes mais secas com produtos específicos, como pés, cotovelos, lábios e braços
Não esqueça do restante do corpo durante os cuidados com a pele. No inverno é comum que a pele fique mais sensível e exposta a tornar-se mais seca, causando até pequenos ferimentos, então intensifique os cuidados e se possível, utilize óleos corporais e hidratantes potentes em todas as partes do corpo após o banho e repondo durante o dia.
5. Faça esfoliações para ajudar na renovação da pele e eliminação de pele morta
Uma das dicas mais eficientes para potencializar a hidratação e renovação da pele é a realização de esfoliações corporais semanalmente. Podendo ser feita com sabonetes esfoliantes ou instrumentos de esfoliação. Além de remover a pele morta, intensifica a renovação celular e deixa a pele mais sedosa, pronta para receber a hidratação diária.
No Comments