Sobre Nós

Nossa história
SOBRE NÓS

      Visando a manutenção dos serviços prestados pela Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, bem como a sua sustentabilidade financeira frente a crise do Setor Público de Saúde (SUS) que no ano de 1997 já apresentava sinais claros de subfinanciamento e dificuldades no reajuste e repasse integral de valores às instituições credenciadas, no dia 02 de Julho de 1997 fora convocada uma reunião, em caráter extraordinário, da então mesa administrativa da entidade tendo como pauta discutir a criação do Plano “Santa Casa Saúde de Araçatuba”.

      Atendendo ao chamamento do Irmão Provedor, Sr. Milton Freire, estiveram presentes neste ato deliberativo o Sr. Jair Negri Garcia – Administrador do Hospital, Sr. Sérgio Luiz de Andrade – Chefe da Divisão Econômica do Hospital, dentre outros colaboradores que seriam envolvidos diretamente no processo de implantação do Convênio próprio da Santa Casa de Misericórdia.

      Para que esta iniciativa inovadora e corajosa pudesse obter êxito em sua fundação, seus alicerces deveriam ser calcados em muito conhecimento e troca de experiências com outras instituições Filantrópicas que, igualmente buscando aporte de receitas e sustentabilidade, criaram seus próprios Planos de Saúde e já contavam com expressivos resultados econômicos.

      Neste sentido, definiu-se que os já citados Sr. Jair Negri Garcia e Sr. Sérgio Luiz Andrade, capitaneariam em visita técnica a estas entidades uma comissão formada por colaboradores da Santa Casa de Misericórdia incumbidos da implantação do Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba.

      Observando o modelo de gestão adotado por estas Mantenedoras onde a Administração do Plano de Saúde era regida em separado por um Administrador à parte do Hospital, foi convidado para exercer a função de Diretor Administrativo do Plano de Saúde o Sr. Oswaldo Poletto, o qual aceitou espontaneamente reiterando que, além de ser uma alternativa de receita para o Hospital, a Operadora viria a oferecer a toda a comunidade local e regional uma alternativa de assistência médica e hospitalar com qualidade e valor acessível às diferentes camadas da população.

      Assim sendo, em julho de 1997 iniciaram-se as atividades do Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba, registrado junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar sob o número 30.074-8, atendendo todas as normas e demandas legais obrigatórias. Ao longo dos anos, o cumprimento destas exigências trouxe ao setor várias mudanças e adequações que impactaram nas áreas Jurídica, Contábil e Financeira das Operadoras, conferindo à carteira de Beneficiários melhor qualidade nos serviços prestados bem como garantias quanto a manutenção e continuidade da assistência contratada.

      Sempre atenta a publicação de novas Resoluções Normativas, a Diretoria do Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba desde a sua fundação prioriza pela qualidade no atendimento, lisura e transparência na prestação de informações aos órgãos reguladores e seus usuários e, seguindo nesta linha, em julho de 2012 promoveu a segregação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica em relação a sua Mantenedora (Santa Casa de Misericórdia), passando a constituir a “Associação Santa Casa Saúde de Araçatuba”, sob novo Registro na ANS (41880-3) e demonstrativos de resultado desvinculados da atividade filantrópica do Hospital.

      No ano de 2017 quando completou 20 anos de existência o Plano Santa Casa Saúde inaugurou sua nova sede situada à Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 1092 – Vila Mendonça, trazendo maior agilidade no atendimento e conforto aos seus Beneficiários.

      Como retorno do êxito obtido nestes 25 anos desde a sua fundação, o Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba propiciou à Santa Casa de Misericórdia  a aquisição de modernos equipamentos de Diagnóstico e Terapia, revitalização e ampliação de áreas físicas tais como Unidades de Internação e Áreas Fechadas (Bloco Cirúrgico e UTI’s), garantindo assim uma significativa melhoria nas condições de trabalho e por conseguinte a melhora na qualidade dos serviços prestados aos pacientes oriundos da comunidade local e diversos municípios da região.

      Buscando excelência no atendimento de Planos Privados de Assistência à Saúde, a atual Diretoria que assiste o Superintendente Fábio José Blaya Martinez e que é composta pelo Sr. José Wagner Trivellato (Diretor Presidente/Executivo), Sra. Maria Ionice Vieira Zucon (Diretora Administrativa/Financeira), Sr. Claudionor Aguiar Teixeira (Diretor de Mercado) e o Dr. Hélcio Froner de Mello (Diretor Médico), realizou vultuosos investimentos em projetos ousados tais como a inauguração de um Ambulatório de Especialidades Médicas e um Laboratório de Análises Clínicas exclusivos para o atendimento de seus clientes; unidade de Pronto Socorro moderna e igualmente exclusiva aos conveniados Santa Casa Saúde;  reforma completa de uma Unidade de Internação (3º andar) e modernização com equipamentos de última geração de uma Sala Cirúrgica, ambas totalmente reservadas aos atendimentos do Plano Santa Casa Saúde.

      Atenta aos desafios regulatórios propostos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, bem como às dificuldades econômicas oriundas da crise mundial impulsionada pela pandemia do COVID-19, no ano de 2020 a Diretoria da casa propôs o retorno das atividades do Comitê de Gestão Interna – CGI, que terá como principais metas o apoio aos Gestores e Diretores em busca da sustentabilidade das atividades da Operadora através de projetos com vistas na qualificação de seus colaboradores e na implantação de práticas de Governança Corporativa (RN 443), além de uma incubadora de inovações que terá entre outras metas a manutenção da crescente satisfação dos clientes (clique para pesquisas de satisfação), bem como a ascensão nos resultados obtidos nos últimos anos referentes ao Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar – IDSS (clique para os índices dos anos base 2018, 2019, 2020 e 2021).

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