30 mar Plano de saúde cobre o tricologista?
Existem muitos serviços que são extremamente solicitados em planos de saúde, e com isso surgem muitas dúvidas referente a como procurar, em quais investir e qual será o melhor custo benefício para as necessidades do consumidor.
Mas, com uma busca básica e pesquisa em planos que oferecem serviços na sua região, é possível conhecer, analisar e enfim investir no que será mais benéfico. Um dos serviços que mais surgem dúvidas sobre ser incluído, ou não nos planos de saúde, é o tricologista. Entretanto, o que é e quais serviços seu profissional oferece?
O que é a tricologia?
A tricologia é uma das especializações da medicina que é focada no cuidado, tratamento e estudo dos cabelos, couro cabeludo, e pelos em geral.
Sendo então um tratamento com fins estéticos, apesar de possuírem relação direta da causa e consequência de sintomas físicos e psicológicos, a queda de cabelo é uma questão pessoal e particular do paciente, não interfere diretamente no funcionamento do restante do corpo.
É a partir dessa base, que a tricologia não é considerada um problema de saúde, mas sim uma causa estética e da autoestima do paciente.
O que causa a queda dos cabelos?
Como foi dito anteriormente, a queda de cabelo em si não é um problema de saúde diagnosticado, mas pode se envolver diretamente com diagnósticos quando é gerado por uma reação direta ou indireta.
A queda de cabelo passa a ser perceptível quando há aproximadamente a perda de mais de 100 fios de cabelos em um dia, ou ao ponto da queda ser em uma quantidade extremamente superior ao normal do indivíduo; quando o paciente notar a queda excessiva, deve analisar sua rotina e o que pode estar gerando a queda, além de envolver também cuidados com caspa excessiva, fungos, entre outros.
Uma das principais causas da queda de cabelo são alterações hormonais, seja pós-parto, menopausa, andropausa, ou algum outro problema hormonal, que pode ser analisado pelo ginecologista ou endocrinologista.
Questões de ausência de vitaminas e ferro no corpo, podem gerar a falta de força e nutrientes do couro cabeludo, implicando sua queda exagerada. Além de claro, questões psicológicas de estresse, ansiedade, depressão ou demais questões psicológicas.
Mas, é importante lembrar que a causa pode envolver doenças mais graves, variando sempre de situação para situação, sendo importante a consulta com um médico.
Por qual profissional incluso no plano de saúde, o tratamento de tricologia inicia?
Por envolver diretamente a pele, o serviço de tricologista é realizado por uma especialização da dermatologia, então toda a consulta e demais diagnósticos são feitos por um profissional dermatologista.
O tratamento inicia com a consulta com o dermatologista, que irá analisar o caso do paciente e principalmente o que pode ser a causa, podendo indicar algumas práticas naturais e remédios que possam auxiliar impedindo a queda de cabelo e ajudar no crescimento e fortalecimento, ou encaminhar para outros profissionais caso suspeite de algum diagnóstico específico.
Entretanto, um dos serviços de tricologistas que mais são procurados é o transplante capilar.
Plano de saúde cobre o tricologista?
Assim como foi afirmado anteriormente, o dermatologista pode sim iniciar o tratamento de tricologia, mas, apenas com indicações de tratamentos naturais, medicamentos e práticas que podem atuar diretamente impedindo a queda e futuramente casos piores.
Pois, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS) o tratamento de implante capilar, o mais comum no caso de tricologista, não está incluso nos planos de saúde, por principalmente tratar-se de um serviço de estética, sendo feito por preferência estética do paciente, e não uma necessidade vital, concluindo então que o plano de saúde não cobre tricologista.
Como é feito o processo de transplante capilar fora do plano de saúde?
O plano de saúde não cobre o processo tratamentos de tricologia, mas, pode proceder de um encaminhamento ou orientação por um dermatologista incluso no plano de saúde do paciente; com isso, será feito a indicação para o transplante capilar de forma particular, sendo um serviço que não estará incluso no plano, mas que o paciente pode investir de forma alternativa.
O transplante capilar deve primeiramente ser analisado e indicado pelo especialista da área e com isso analisar todos os prós e contras para iniciar o processo.
Se este for seu caso, primeiro procure o dermatologista do seu plano e investigue as causas, afinal, mesmo que o plano de saúde não inclua o tricologista, outros tratamentos podem estar inclusos e ainda sim, serem a solução do seu problema.
No Comments