10 fev O que o plano de saúde cobre na gravidez?
Uma das maiores inseguranças de mulheres que estão planejando engravidar, ou mesmo já estão grávidas, é ter o período de gravidez com segurança, saúde, e principalmente um parto seguro, que o nascimento do filho seja feito por profissionais de qualidade, com responsabilidade.
São por esses motivos que muitas famílias procuram contratar planos de saúde, como uma forma de ter uma estabilidade em todos esses longos 9 meses. Mas, é importante se planejar e pesquisar, saber o que compensa ou não.
Existe um plano de saúde focado para gestantes?
A grande maioria das empresas de serviços de saúde oferecem planos exclusivos para gestantes e, posteriormente, para os bebês/crianças. Mas, possuem suas variações, não são todos que fornecem os mesmos serviços, mesmos adicionais pelos mesmos valores.
Devido a isso, é importante fazer uma pesquisa e ver o que compensa melhor para sua situação e para seu planejamento financeiro.
É necessário contratar plano de saúde antes de engravidar?
Uma das maiores dúvidas é sobre a contratação antes do planejamento da gravidez, se é ou não uma regra. Isso se deve ao fato de que a maioria dos planos exigem um tempo de carência de cerca de 300 dias (10 meses).
Ou seja, é necessário contratar assim que iniciam-se os planos do casal de engravidar, mas, essa carência são para alguns serviços específicos do plano para gestantes, ainda sim é possível utilizar demais serviços como exames, consultas ou situações emergenciais, entre outros (através de planos padrões, após 30 dias da contratação).
Caso a paciente já esteja grávida e deseje contratar um plano de saúde, como funciona? Terá carências?
Dificilmente existirá uma empresa que forneça um plano de saúde sem carências, independente do plano contratado, principalmente quando trata-se de serviços específicos do período gestacional, como por exemplo, o parto (ainda que seja o parto normal).
Então, caso tenha o planejamento de iniciar o processo para engravidar, certifique-se do tempo que cada empresa solicita e se programe. Em outros casos, a paciente poderá até contratar o plano, mas deverá respeitar o tempo de carência imposto pela empresa, sem impor serviços antes do tempo solicitado, independentemente do valor pago, da situação, entre outros, ainda sim podendo aproveitar outros serviços como exames, consultas e situações emergenciais.
Qual plano contratar?
Após o período de carência solicitado, cada empresa poderá fornecer os serviços que cada plano disponibilizar, variando de uma empresa para outra. Em situações de solicitar serviços específicos, faça uma pesquisa com as empresas de confiança de sua região, procure por empresas que forneçam serviços em seu círculo de moradia, nos quais possuam boas recomendações, ou mesmo que seja recomendado por seus conhecidos, analise e veja o que será melhor para seus planejamentos.
Enquanto o período de carência está sendo presenciado, alguns serviços de planos padrões podem ser oferecidos, tudo dependendo de cada empresa e de cada plano nos quais foram contratados.
O que o plano de saúde cobre na gravidez?
De forma geral, os planos de saúde para gestante podem variar, como já foi citado anteriormente, mas, em sua maioria oferecem serviços de maiores necessidades durante o período gestacional.
O plano de saúde durante a gravidez tende a cobrir: obstetrícia (consultas no geral), exames, internações, assistências ambulatórias, hospitalar e emergencial, parto cesariana, parto normal e também atendimentos em casos de complicações como o aborto espontâneo involuntário.
Os planos de saúde para gestantes dependem da disponibilidade de cada empresa, e claro, do período de carência respeitado.
No Comments