23 mar O que é plano de saúde por adesão?
É muito comum que no momento da procura para a contratação de algum tipo de plano de saúde, existam muitas dúvidas e questões que não são de imediato entendimento e que assim necessitam de uma pesquisa, analisando todos os fatos e informações.
O plano de saúde por adesão é um dos tipos de planos que mais causam dúvidas para os mais interessados em suas vantagens e benefícios únicos, mas, com uma básica pesquisa é possível entender e descobrir quais as indicações, direitos e deveres deste tipo de plano.
Antes de tudo, é importante citar que é de extrema relevância que uma pesquisa e procura por informações de fontes confiáveis sejam realizadas, pois só assim será contratado um plano correto para sua situação, necessidade e principalmente que se encaixa em suas circunstâncias próprias.
Visto que o plano de saúde por adesão é um dos planos que possuem algumas regras e deveres a serem respeitados para sua contratação; apesar de seus benefícios, é necessário estar em disponibilidade para contratá-lo. Mas afinal, do que se trata o plano de saúde por adesão?
O que é o plano de saúde por adesão e como o mesmo funciona?
O plano de saúde por adesão é um tipo de plano que possui foco direcionado apenas para a contratação através de um relacionamento profissional com alguma empresa.
Ou seja, o plano de saúde por adesão é disponibilizado apenas para contratantes que possuem vínculos profissionais (que oferecem seus serviços, são profissionais contratados e oficializados na empresa) com empresas, associações, sindicatos ou entidades.
Sendo esse um dos principais diferenciais, o contratante do plano está oficialmente regulamentado a esse vínculo para então adquirir o plano de saúde.
O mesmo é disponibilizado por uma empresa, no qual terá vínculo direto com a empresa que fornecerá os serviços de planos de saúde, para então posteriormente ser oferecido ao funcionário ou profissional que estará empregado ou vinculado de alguma maneira a esta empresa.
Com a validação desse vínculo, é possível que o contratante entre com o pedido para ter acesso ao plano de saúde. Caso não seja regulamentado o vínculo, ou legalmente oficializado, a contratação do plano de saúde por adesão não será possível.
Quais os principais diferenciais de um plano de saúde por adesão?
Por ser um plano de saúde acessível e de grande procura (Segundo a Agência Nacional de Saúde, são mais de 6 milhões e 300 mil contratantes do plano de saúde por adesão, no ano de 2020), suas características e serviços inclusos podem variar, principalmente de acordo com cada empresa.
Mas, basicamente, seus diferenciais incluem: logo após o momento da filiação, o profissional já pode entrar com o pedido para contratar o plano de saúde, é possível adicionar dependentes (de acordo com a disponibilidade da empresa), o valor cobrado pode ser até 50% inferior aos demais planos, tempo de carência reduzido, data de pagamento pode ser definida pelo cliente, entre outros.
Qual a diferença do plano de saúde individual e por adesão?
A principal diferença entre o plano de saúde individual em relação ao plano de saúde por adesão é o público direcionado. Qualquer pessoa física maior de 18 anos pode contratar um plano de saúde individual, sem qualquer restrição e em qualquer período da sua vida.
Enquanto o plano de saúde por adesão só pode ser contratado por profissionais regulamentados e legalmente inseridos em uma empresa, que por sua vez irá disponibilizar a contratação por adesão.
Mas, no geral, os planos possuem algumas diferenças em valores, período de carência, dependentes, entre outros. Tudo irá sempre depender da empresa no qual o plano será contratado. Pesquise e analise suas condições.
No Comments