13 out O que é dependente no plano de saúde?
A contratação de um plano de saúde está tornando-se uma prioridade cada vez mais presente nos investimentos e necessidades dos brasileiros. O fato de depender de saúde pública, investimento público e legalidade em atitude de políticos são os fatores que mais pesam na mente quando o assunto é contratar um plano de saúde.
Ter uma garantia de serviço de qualidade, disponibilidade de profissionais, de espaços qualificados e seguros, e atendimento 24 horas por dia, são os maiores benefícios da contratação desse serviço.
Mas, por ser um investimento tecnicamente alto, sendo mensal, semestral ou anual, e com um grau de responsabilidade gigantesco, é importante cessar todas as dúvidas e inseguranças sobre os serviços, contratos, tipos de planos, profissionais e serviços autorizados, entre outros.
Quanto mais informado, ciente dos seus direitos e deveres, melhor será o aproveitamento dos serviços contratados. Uma simples pesquisa e contato com as empresas nos quais pretende contratar os serviços, já é possível entender como funciona e como contratar os serviços de um plano de saúde.
Como funciona a contratação de um plano de saúde?
A contratação de um plano de saúde pode variar muito de empresa para empresa, e dos tipos de planos que são disponibilizados; cada empresa possui seu padrão de funcionamento, seus profissionais e clínicas inclusos, valores, disponibilidade de serviços por um valor mensal, semestral ou anual.
Basicamente os planos funcionam da mesma maneira, cada um oferece suas categorias de serviços, profissionais, e clínicas incluídas, por um determinado valor e o cliente define o que será melhor para sua necessidade e disponibilidade de investimento. Em sua maioria, são oferecidos basicamente 4 tipos de planos de saúde:
- individual (apenas para o indivíduo que contrata e paga o valor);
- familiar (que além de incluir o contratante, inclui os membros da família por um valor x “a mais”);
- adesão (quando o contratante está vinculado a uma associação ou sindicato);
- empresarial (quando o contratante está vinculado a uma empresa).
São pacotes que divergem entre si, e pode ser possível que existam variações de empresa para empresa, incluindo valores, dependentes, disponibilidades, entre outros.
O que é dependente no plano de saúde?
Como foi dito anteriormente, cada empresa possui seus deveres e direitos para com seus clientes, entretanto, a maioria segue um padrão de funcionamento. Todas as empresas que oferecem planos de família ou planos que incluem mais de um cliente, possuem os denominados “dependentes”.
O dependente é o indivíduo incluso no plano de saúde no qual um outro indivíduo é responsável por estar no contrato e arcar financeiramente; podendo desfrutar dos mesmos serviços, profissionais e atendimentos que o contratante já desfruta.
O dependente no plano de saúde pode ser um cônjuge ou companheiro de uma união estável, um indivíduo reconhecido judicialmente como dependente (podendo até incluir pessoas divorciadas), filhos e/ou enteados de até 21 anos (até 24 anos quando dependem economicamente) e filho e/ou enteado que está invalidado por lei por uma determinada razão.
Cada plano possui uma quantidade disponível e direitos relacionados aos dependentes de cada plano, mas, sempre são oferecidos em algum dos planos de saúde. Pesquise e analise quais são as suas possibilidades e invista no plano de saúde que será de maior benefício e qualidade para você e sua família.
No Comments