02 mar Plano de Saúde: como funciona a carência para exames?
Cada ano que passa a quantidade de pessoas, famílias e empresas que iniciam o investimento em planos de saúde aumentam gradativamente, isso é pelo fato de ter uma estabilidade, qualidade de vida e principalmente investir no bem-estar do presente e do futuro, tornaram-se pautas de extrema relevância nos lares e nas principais empresas do Brasil.
Segundo a Agência Nacional de Saúde, até novembro do ano de 2021 foram notificados mais de 29 milhões de usuários de planos de saúde, nos mais variados tipos de planos e de empresas. Chegando a mais de 1,3 milhões de usuários no ano.
Isso não se deve apenas a qualidade de serviços e opções que os planos de saúde fornecem, mas também pela extrema necessidade que passam a surgir a cada ano.
Com o desenvolvimento de novos vírus, bactérias para então variantes de doenças já existentes, ou mesmo com a exposição, trabalho cada vez mais árduo, ecossistema cada vez mais prejudicado, diagnósticos de doenças psicológicas que refletem no físico, entre outros, todos refletem na necessidade de ter uma garantia de saúde de qualidade.
O que é plano de saúde com carência?
O plano de saúde com carência é basicamente qualquer plano que é contratado e efetivado pelo ANS, ou seja, que está legalmente correto com suas obrigações.
A carência é um prazo determinado pela Agência Nacional de Saúde, que estipula que cada serviço oferecido pela empresa deve estar corretamente em um prazo de tempo para que seja “utilizado” pelo contratante, logo após a contratação do mesmo.
Isto é, após a contratação do plano de saúde, cada serviço deve respeitar um tempo para que o consumidor o utilize, variando de serviço para serviço.
Como funcionam as obrigatoriedades da carência dos planos de saúde?
Como foi dito anteriormente, existem algumas responsabilidades que toda empresa deve estar em dia em relação à ANS. Mas, cada serviço possui um tempo de carência, e o contratante deve estar ciente desses períodos de carência no momento que realizar o contrato do serviço do plano de saúde. Entretanto, existem algumas exceções.
No caso do consumidor ou dependente possuir alguma doença ou lesão preexistente, os prazos de carência podem ser inferiores, dependendo de cada doença e principalmente para emergências (apenas 24 horas de carência). Outro caso de exceção é para empresa de 30 ou mais funcionários, que não prestará período de carência nenhum.
Como funciona a carência de exames?
A relação dos exames para com o período de carência é o que mais traz dúvida e insegurança durante e após a contratação. Existe sim um período de carência para exames que deve ser respeitado pelas empresas de plano de saúde e também pelos contratantes do plano.
Após a contratação do plano de saúde, os exames podem ser realizados em 2 períodos de tempo diferenciados:
- para exames simples e consultas simples o período de carência deve ser de 30 dias após a contratação do plano;
- para exames mais complexos, o período de carência é de até 180 dias (ou seja, 3 meses após a contratação).
E em caso de necessidade de realização de exames no plano de saúde durante o período de carência, o que fazer?
O período de carência pode apenas ser interrompido em situações específicas em relação aos exames:
- para situações de atendimentos emergências;
- doenças ou lesões preexistentes;
- ou no caso de empresas que possuem 30 ou mais funcionários.
Neste caso, os exames podem ser realizados sem que a carência seja um interrompimento. No caso do contratante ou dependentes terem doenças preexistentes, esse fato deve ser informado com diagnósticos médicos no momento da contratação, para evitar burocracias e que tudo seja aproveitado com qualidade.
Caso contrário, os exames devem ser marcados após os 3 meses de carência, ou realizados de forma particular. Se atente a todos os detalhes importantes antes da contratação.
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