19 out Plano de saúde cobre cirurgia de miopia e astigmatismo?
A saúde é um critério presente na rotina de qualquer indivíduo, de muita preocupação e cautela, carregando muita responsabilidade e comprometimento tanto da família ou do próprio indivíduo, tanto quanto dos órgãos responsáveis.
Fazendo parte da saúde e qualidade de vida, a visão é uma das partes mais delicadas, que mais precisam de atenção e cuidado, devido ao grau de dependência que todo indivíduo possui com a mesma. A qualidade na visão interfere no trabalho, lazer, saúde e qualidade de vida. Não existe um método de substituição.
Os problemas de visão podem surgir de maneiras variadas, podendo ser:
- genético, ou seja, “herança” dos familiares;
- podendo ser algo adquirido por um determinado fator;
- ou mesmo por uma situação natural.
Independente de como surgir, é importante que o acompanhamento médico seja realizado e que cada etapa do tratamento, seja feita com qualidade, para evitar prejuízos e enfim obter uma alternativa de qualidade de vida e saúde da visão.
Entretanto, mesmo com um tratamento de qualidade, em alguns casos é inevitável que seja realizada uma cirurgia, sendo um dos maiores medos e inseguranças dos pacientes.
Como são realizados os processos de cirurgia na visão?
Todo o processo de realização de alguma cirurgia na visão, envolve primeiramente a procura e o acompanhamento de um profissional oftalmologista.
Existem duas situações comuns; trata-se de um paciente que já possui acompanhamento com o profissional e por determinada razão é estabelecida a necessidade de realização de uma cirurgia, ou é o caso de um paciente que nota dificuldade em sua visão e inicia a procura por um profissional oftalmologista, que irá iniciar o tratamento e posteriormente indicará a necessidade de cirurgia.
O que são os casos de miopia e astigmatismo?
Os casos mais comuns que envolvem a realização de uma cirurgia são: miopia e astigmatismo. A miopia trata-se de um distúrbio na visão nos quais os olhos possuem dificuldade ou impossibilidade de enxergar objetos à distância, sendo uma condição que pode ser gradual ou rápida, depende de cada paciente; é crônico, podendo durar anos ou a vida toda e para seu tratamento pode ser disponibilizado óculos, lentes e cirurgias.
O astigmatismo trata-se de uma imperfeição na curvatura do olho, sendo curvado em uma direção em um olho diferente do outro, causando certa distorção; para o tratamento pode ser disponibilizado óculos, lentes e cirurgias, depende de cada caso; pode durar anos ou a vida toda.
Plano de saúde cobre cirurgia de miopia e astigmatismo?
É comum que os pacientes que possuem algum diagnóstico referente a uma condição nos olhos, façam a contratação de um plano de saúde, tanto referente a possuir uma qualidade de tratamento, profissional e um resultado eficiente, tanto para economizar, pois, existem casos nos quais os acompanhamentos devem ser realizados em um determinado período, evitando um gasto constante com as consultas e exames.
O plano de saúde é uma forma de investimento de qualidade e que garante um maior controle do tratamento, das consultas e demais processos que envolvem o oftalmologista e todo seu atendimento.
Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão responsável por estipular e definir as responsabilidades de um plano de saúde, cirurgias que são consideradas necessárias para a qualidade de vida e saúde dos pacientes, principalmente por ser um fator de extrema necessidade e não para estética, incluindo miopia e astigmatismo, devem ser obrigatoriamente fornecidas pelo plano de saúde.
Para isso, é necessário fazer acompanhamento com o profissional oftalmologista, e aguardar o encaminhamento para a cirurgia. O plano de saúde deve incluir o paciente e o tratamento cirúrgico em seu contrato, incluindo consultas, exames e cirurgias. É um direito garantido.
No Comments